Notícia
Através de uma modalidade pioneira de coinvestimento entre uma companhia energética e uma seguradora
A Iberdrola e a MAPFRE selam uma aliança estratégica para investirem juntas em energias renováveis na Espanha
- A nova parceria já começa com 230 MW: 100 MW eólicos operacionais e 130 MW fotovoltaicos em desenvolvimento, com o objetivo de incluir projetos verdes adicionais na carteira da companhia energética
- Acordo de líderes: A Iberdrola incorpora uma empresa parceira líder na Espanha para o desenvolvimento de seu plano de crescimento em energias renováveis e sua estratégia de rotação de ativos, enquanto a MAPFRE reforça sua aposta nos investimentos sustentáveis no país junto a uma companhia energética líder mundial na área das energias renováveis.
A Iberdrola e a MAPFRE estreitam sua colaboração na área energética com a assinatura de uma aliança estratégica para investir conjuntamente em energias renováveis na Espanha. Para tal, criaram uma modalidade pioneira de coinvestimento entre uma companhia energética e uma seguradora, que contará 230 MW em projetos verdes - tanto eólicos quanto fotovoltaicos - da carteira de ativos da Iberdrola. O acordo prevê a incorporação de outros ativos operacionais, assim como novos projetos de desenvolvimento em energias renováveis.
A referida modalidade terá uma participação de 80% da MAPFRE e 20% da Iberdrola, que também se encarregará da promoção, construção e manutenção dos parques eólicos.
Os 100 MW em ativos operacionais estão localizados na região de Castela e Leão, estando distribuídos em 2 parques eólicos nas cidades de Sória e Burgos. Os 130 MW fotovoltaicos estão em fase de desenvolvimento na comunidade de Castela-La Mancha, província de Guadalajara, e se prevê que entrem em funcionamento ao longo do terceiro trimestre de 2022.
A parceria permite combinar a solidez e as capacidades de duas empresas líderes, comprometidas com a transição energética e a economia verde como via para a recuperação da indústria e criação de empregos, assim como para a transformação do tecido industrial da Espanha. A Iberdrola incorpora uma empresa parceira para o desenvolvimento de seu plano de crescimento em energias renováveis e sua estratégia de rotação de ativos, enquanto a MAPFRE reforça sua aposta nos investimentos sustentáveis na Espanha junto a uma companhia energética líder mundial na área das energias renováveis. O grupo segurador concretizou até agora todos esses investimentos em ativos alternativos através de fundos, sejam imobiliários, de infraestruturas ou de capital privado. No final do ano passado o grupo fechou seu primeiro fundo de infraestruturas no valor de 300 milhões de euros, que lançou com a empresa Abante para investir em fundos do Macquarie Infrastructure and Real Assets (MIRA), o maior grupo de infraestruturas del mundo.
Para Ignacio Galán, presidente da Iberdrola, “a parceria mostra a necessidade de trabalhar conjuntamente, com compromissos e fatos, para liderar a transição rumo a uma economia com baixos teores de carbono, motor da reindustrialização e criação de empregos na Espanha. Uma estratégia para atuar com urgência, promovida também pela União Europeia e por organismos como a Agência Internacional da Energia. A MAPFRE encontrou uma excelente empresa parceira para incentivar investimentos e projetos em tecnologias do futuro, que nos permitirá construir uma economia mais forte, competitiva e sustentável para todos”.
Antonio Huertas, presidente da MAPFRE, indicou que “esta parceria entre líderes nos permite crescer juntos e, em nosso caso, continuar diversificando nossa carteira em um contexto de taxas de juros baixas, cumprindo nosso objetivo de potencializar os investimentos de impacto positivo em termos ambientais. Continuamos, por sua vez, nessa via com nossa aposta na eficiência energética como instrumento de crescimento verde baseado em uma economia com baixos teores de carbono”.
Dessa forma, a Iberdrola e a MAPFRE também reforçam sua colaboração no âmbito energético: em janeiro chegaram a um acordo no qual a rede comercial da seguradora na Espanha, integrada por cerca de 3.000 escritórios, oferece produtos personalizados e 100% renováveis da Iberdrola. Trarta-se da primeira parceria dessas características entre uma empresa de seguros e um companhia energética na Espanha.
Investimentos verdes para promover a recuperação econômica
A Iberdrola lidera há duas décadas a transição energética para atuar como agente indutor fundamental para a transformação do tecido industrial, a recuperação verde da economia e a criação de empregos. Para tal, a Companhia lançou um plano de investimento histórico de 150 bilhões de euros para a próxima década – 75 bilhões até 2025 – com o objetivo de triplicar sua capacidade em energias renováveis e dobrar os ativos de redes, aproveitando as oportunidades da revolução energética que as principais economias do mundo enfrentam.
Na Espanha, os investimentos chegarão a 14,3 bilhões de euros até 2025, destinados principalmente à implantação de um ambicioso plano de energias renováveis e redes elétricas inteligentes. A Companhia tem em construção 1.800 MW de projetos fotovoltaicos e eólicos no país e uma carteira de 12.900 MW no encerramento de 2020. É líder no setor das energias renováveis na Espanha, com uma capacidade instalada de 16.700 MW que, através de seu plano de investimento, chegará a 25.000 MW até 2025.
Após investimentos de 120 bilhões de euros nos últimos vinte anos, a Iberdrola é líder em energias renováveis com cerca de 35.000 MW instalados no mundo; um volume que converte seu parque de geração em um dos mais limpos do setor energético.
Com emissões de 98 grCO2/kWh que já são dois terços inferiores em relação à média europeia, a estratégia de investimento em energias limpas e redes levará a Iberdrola a ser uma companhia “neutra em carbono” na Europa até 2030.