Notícia

2024-07-28 11:22:00.0 - 2024-07-28 11:22:00.0 UTC +02:00

Lideramos o esporte feminino em Paris

  • Na equipe espanhola, 24 das 35 federações apoiadas pela Iberdrola participarão do evento, contando com 173 atletas das 192 que compõem a expedição, 90,1% do total.
  • No Brasil, a Neoenergia acaba de assinar uma parceria até 2025 com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para se tornar um de seus principais patrocinadores em termos de igualdade de gênero e sustentabilidade, beneficiando atletas de várias modalidades.
  • Escócia, México e Portugal, onde apoia diversas competições e federações esportivas, são outros exemplos do compromisso global e pioneiro com o esporte feminino que a empresa iniciou em 2016.

Os Jogos Olímpicos já começaram em Paris e alcançaram um feito inédito: serão os primeiros a atingir a paridade de gênero. Assim, 50% dos 10.500 atletas que competirão na capital francesa de 26 de julho a 11 de agosto serão mulheres, uma conquista da qual a Iberdrola participou, apoiando dois dos principais comitês, o espanhol e o brasileiro.

Em ambos os casos, esta será a primeira edição em que suas respectivas expedições serão compostas por mais mulheres do que homens. No caso da equipe espanhola, o país contará com 192 atletas do sexo feminino, 50,3% do total, e 190 homens, 49,7%, enquanto a equipe brasileira terá 153 mulheres, 55,4%, e 123 homens, 44,6%.

O Grupo desempenhou um papel fundamental nos recordes históricos apresentados pela Espanha e pelo Brasil no evento de Paris por meio da implementação de inúmeras políticas de igualdade, que tiveram o fomento do esporte feminino como uma de suas principais bandeiras. Na Espanha, 24 das 35 federações nacionais apoiadas pela Iberdrola participarão de Paris, contando com com 173 atletas, 90,1% do total.

Além disso, 20 dos 35 membros do programa Embaixadoras Iberdrola, com o qual a empresa pretende inspirar e dar visibilidade às mais de 800.000 mulheres esportistas federadas que compõem as 35 federações que apoia atualmente, farão parte da equipe espanhola.

Neoenergia anuncia parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro

No Brasil, a Neoenergia acaba de firmar uma parceria até 2025 com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para se tornar um de seus principais patrocinadores em termos de igualdade de gênero e sustentabilidade, beneficiando atletas mulheres de diversas modalidades.

Com isso, a subsidiária da Iberdrola amplia sua atuação para fortalecer ainda mais o esporte feminino no país sul-americano, que começou com o patrocínio da seleção brasileira de futebol e do campeonato nacional de clubes – o Brasileirão Feminino Neoenergia –.

Por meio dessa parceria, a Neoenergia, protagonista da transição energética no Brasil, apoiará o COB nas suas metas de descarbonização, fornecendo ao órgão esportivo soluções energéticas e implementando ações de sustentabilidade que reduzirão as emissões de CO2 do Centro de Treinamento Time Brasil, localizado no Rio de Janeiro.

Compromisso global para promover a igualdade por meio do esporte

O Brasil e a Espanha não são os únicos exemplos do compromisso global e pioneiro com o esporte feminino que a Iberdrola iniciou em 2016. Na Escócia, sua subsidiária ScottishPower é a principal patrocinadora do Scottish Women's Football (SWF) e da liga escocesa, bem como patrocinadora da Scottish Youth Challenge Cups, nas três faixas etárias, e da Scottish Women's Highlands and Islands League.

No México, a Iberdrola México apresentou, como parte de seu compromisso com a equidade e a inclusão, o programa DestElla, que tem como objetivo promover o desenvolvimento e o empoderamento das mulheres por meio do esporte. Nesta primeira fase, o DestElla promoverá as equipes femininas da Federação Mexicana de Rugby.

Em Portugal, a empresa será a principal patrocinadora de todo o futebol feminino principal até 2027, após o recente acordo firmado com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para patrocinar a seleção portuguesa e as competições de clubes da FPF: a Liga BPI, a Taça de Portugal, a Supertaça e a Taça da Liga.