Notícia
2025-02-20 13:58:00.0 - 2025-02-20 13:58:00.0 UTC +01:00Iberdrola e Kansai ampliam sua aliança estratégica para acelerar a eletrificação em diversos países
- A colaboração foca em explorar novas oportunidades em projetos de redes elétricas e energia renovável nos países onde a Iberdrola opera.
- Ambas as empresas já são parceiras da empresa britânica Electricity North West e no parque eólico offshore Windanker.
A Iberdrola e a elétrica japonesa Kansai anunciaram hoje a ampliação de sua aliança estratégica com o objetivo de acelerar a eletrificação global. A parceria se concentrará em diversos projetos relacionados a redes elétricas e fontes de energia renovável em vários países.
As duas empresas veem este novo acordo como um marco estratégico que permitirá a exploração conjunta de novas oportunidades de investimento em diferentes tecnologias e regiões do setor de energia renovável e redes elétricas.
Este acordo reforça ainda mais a relação entre as duas empresas, após o co-investimento no parque eólico offshore Windanker no final de dezembro de 2024. O parque eólico offshore Windanker, localizado no Mar Báltico, na Alemanha, terá uma capacidade instalada de 315 MW e começará a operar no último trimestre de 2026. A Iberdrola terá uma participação majoritária de 51% e será responsável pelos serviços de operação e manutenção, enquanto a Kansai, a segunda maior empresa elétrica do Japão e uma das maiores da Ásia, ficará com os 49% restantes.
Além disso, ambas as empresas investiram juntas no grupo Electricity North West (ENW), um operadora de rede de distribuição elétrica no Reino Unido. A Iberdrola possui 88% de participação, enquanto o consórcio liderado pela Kansai detém os 12% restantes.
A Iberdrola, líder global em energia e referência no setor debido ao modelo de negócios sustentável, investiu mais de 160 bilhões de euros desde 2001 para desenvolver um modelo energético limpo, seguro, autônomo e competitivo, o que a torna uma parceira estratégica fundamental para a elétrica japonesa. Por sua vez, a Kansai se comprometeu a alcançar a neutralidade de carbono em todas as suas atividades comerciais até 2050, expandindo as fontes de energia renovável e melhorando a eficiência energética.
Parcerias para crescer
A política de alianças da Iberdrola é uma de suas principais estratégias para acelerar seu crescimento e promover a descarbonização da economia, mantendo sua solidez financeira. Além dos acordos com a Kansai, a empresa presidida por Ignacio Galán realizou os seguintes acordos nos últimos meses:
- A venda da usina hidrelétrica Baixo Iguaçu para EDF e STOA.
- Em janeiro de 2023, firmou uma aliança com o Norges Bank para co-investir em renováveis, que, após sua ampliação, alcançará 2.500 MW.
- Em dezembro de 2023, a Iberdrola fechou um acordo com a Masdar para co-investir até 15 bilhões de euros em energia eólica offshore e hidrogênio verde na Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos, com a primeira ação sendo o acordo para o parque eólico offshore Baltic Eagle, na Alemanha.
- Em setembro de 2023, a empresa assinou uma aliança com a GIC para expansão das redes de transmissão no Brasil, no valor de 430 milhões de euros.
- Em fevereiro de 2024, a Iberdrola vendeu mais de 8.400 MW de usinas a gás de ciclo combinado no México por 6,2 bilhões de dólares.
- A Iberdrola e a BP lançaram em março de 2023 uma joint venture para implantar 11.700 pontos de recarga rápida na Espanha e Portugal e constituíram uma joint venture 50/50 para desenvolver um projeto de hidrogênio verde de 25 MW, o maior da Espanha.
- A Iberdrola e a MAPFRE avançaram ainda mais em sua aliança estratégica, incorporando 150 MW adicionais por meio de uma sociedade conjunta, que agora conta com 450 MW.
- Além disso, a Iberdrola firmou uma parceria com a Energy Infrastructure Partners para co-investir no parque eólico offshore Wikinger e fortalecer seu portfólio de energia eólica marinha.