Notícia

2024-11-22 11:10:00.0 - 2024-11-22 11:10:00.0 UTC +01:00

Iberdrola investe na ‘start-up’ RTS para desenvolver materiais inovadores em energia eólica ‘offshore’ e reabilitação energética

  • A empresa de energia elétrica se compromete a apoiar as soluções da RTS para o isolamento e os revestimentos usados em ambientes marinhos e na reabilitação de energia.

A Iberdrola, por meio de seu programa de start-ups conhecido como Perseo, acaba de investir na start-up Revestimientos Técnicos Sostenibles (RTS) com o objetivo de promover suas soluções inovadoras relacionadas à fabricação de revestimentos isolantes e anticorrosivos, com aplicação direta em estruturas eólicas offshore e na reabilitação energética de edifícios. 

Esta operação para investir na start-up ocorre depois de uma colaboração de três anos entre a empresa de energia elétrica e a RTS que focou no desenvolvimento de várias soluções baseadas em cortiça, microesferas ocas de cerâmica e aerogel – elementos estes que representam uma tecnologia avançada para proteger estruturas eólicas e salas de transformação das subestações offshore –. A Iberdrola pretende incluir esse material na construção e manutenção de seus parques eólicos offshore, uma vez que podem proporcionar uma melhoria na qualidade e uma economia significativa de custos. 

Estes produtos também podem ser usados em projetos de reabilitação energética de edifícios. A RTS é uma empresa da Andaluzia criada em 2015 que se tornou uma referência na fabricação de isolamento térmico. A companhia está atualmente no processo de desenvolvimento e aprovação de produtos que podem ser aplicados em negócios eólicos offshore e de Smart Clima da Iberdrola. 

Assim, a empresa com sede em Utrera (Sevilha) passa a fazer parte do portfólio do Perseo, o programa de start-ups da Iberdrola que, desde sua criação em 2008, já investiu mais de 200 milhões de euros em empresas que desenvolvem tecnologias e modelos de negócios inovadores, com foco naqueles que melhoram a sustentabilidade do setor energético por meio de uma maior eletrificação e descarbonização da economia. O programa tem como foco a colaboração tecnológica com start-ups e empresas emergentes em todo o mundo, bem como no lançamento de novos negócios inovadores no setor de energia.

Mais um passo na liderança

O investimento na RTS representa mais um passo da Iberdrola para consolidar sua liderança em energias renováveis, confirmado sua posição como principal empresa de energia elétrica do mundo em termos de capacidade eólica, com cerca de 23.000 MW instalados em todo o mundo. A tecnologia de energia eólica onshore conta com aproximadamente 21.000 MW, 37% da capacidade total da empresa, e sua geração foi de cerca de 33.000 GWh nos primeiros nove meses do ano, mais da metade da produção renovável total do Grupo, que registrou 63.300 GWh.

A energia eólica offshore também é um dos principais motores de crescimento da maior empresa de energia elétrica da Europa em termos de valor de mercado de ações, tendo aumentado 47,5% nos últimos 12 meses, o que totaliza quase 2.400 MW de capacidade graças a seus novos parques eólicos na França e na Alemanha.