Notícia

2025-01-16 14:16:00.0 - 2025-01-16 14:16:00.0 UTC +01:00

Iberdrola investe 100 milhões de euros no redesenho da rede elétrica afetada pela tempestade DANA

  • O CEO da companhia na Espanha, Mario Ruiz-Tagle, apresentou em Valência, junto à equipe do i-DE, o projeto il.lumina, voltado para a construção de uma rede elétrica do futuro.
  • As diferentes ações que serão realizadas exigem a participação de 1.000 trabalhadores de empresas contratadas, que serão, em sua maioria, da região. 
  • As novas infraestruturas incorporarão medidas de resiliência e os mais avançados padrões de digitalização, o que beneficiará 650.000 clientes.

A Iberdrola apresentou em Valência o projeto il.lumina, que receberá um investimento de 100 milhões de euros para redesenhar a rede de distribuição elétrica afetada pela tempestade DANA, que ocorreu na província no dia 29 de outubro. O CEO da Iberdrola España, Mario Ruiz-Tagle, acompanhado por Eva Mancera, CEO do i-DE, a empresa de distribuição da Iberdrola, detalhou o plano de investimento e as ações realizadas até o momento.

Segundo Mario Ruiz-Tagle, "embora a companhia tenha conseguido, apesar das enormes dificuldades, restabelecer praticamente todo o fornecimento de energia elétrica em menos de 72 horas, agora é fundamental olhar para o futuro e criar uma rede de distribuição ainda mais eficiente". O executivo destacou que "o rápido trabalho dos mais de 500 profissionais mobilizados de diferentes partes da Espanha e o investimento em tecnologia de rede realizado nos últimos anos foram decisivos durante esta situação excepcional".

A empresa acabou de montar uma equipe de 35 pessoas dedicadas exclusivamente ao projeto il.lumina, que está dividido em cinco áreas operacionais sob uma mesma gestão, além de sete áreas de suporte que coordenarão o trabalho dos cerca de 1.000 trabalhadores contratados que serão necessários, que serão, em sua maioria, da região.

A criação de um departamento dedicado exclusivamente a esse plano está permitindo que o i-DE continue normalmente com o desenvolvimento do restante de seus investimentos na região de Valência.

O projeto começou no final de 2024 com a recuperação da infraestrutura de alta tensão de 132 quilovolts (kV) na área de Catadau e Carlet. A Iberdrola já adquiriu todo o material necessário para realizar as próximas ações, tanto no que se refere aos centros de transformação e rede de baixa e média tensão, quanto às subestações. A previsão é atingir 90% da execução do projeto em 2025 e terminá-lo em 2026.

Medidas de resiliência

Eva Mancera também enfatizou que o fornecimento foi recuperado em tempo recorde após as enchentes graças aos recursos humanos e técnicos. Acrescentou que essa nova rede "será ainda mais robusta e resiliente, preparada para fenômenos extremos que possam ocorrer no futuro, e que será implementada em poucos meses graças à criação de uma equipe de projeto específica que permitirá que o i-DE continue desenvolvendo o restante de seus investimentos na região de Valência".

Para construir uma rede de distribuição de energia elétrica do futuro, a empresa incorporará medidas de resiliência às infraestruturas que envolvem mudanças de projetos nos ativos e a adoção dos mais avançados padrões de digitalização, o que beneficiará 650.000 clientes, tudo em coordenação com as ações realizadas pelas diversas administrações públicas.

Além disso, o nível de automação das instalações será aumentado e novos transformadores inteligentes (i-trafo) serão incorporados, o que permitirá melhorar a qualidade do fornecimento. Por outro lado, as linhas elétricas aéreas serão enterradas, e as subestações transformadoras serão elevadas e compactadas.

Para minimizar a interrupção nos municípios onde o trabalho já está em andamento, o i-DE introduziu melhorias nas notificações de interrupções programadas e está implementando medidas especiais, como a instalação de geradores e o trabalho noturno. 

Também continua em vigor o convênio entre a empresa e a Generalitat Valenciana, mediante o Departamento de Inovação e Indústria, por meio do qual colabora com a Federação Valenciana de Empresas Metalúrgicas (FEMEVAL) para o envio de brigadas de instaladores elétricos a edifícios e residências particulares afetados pela tempestade DANA, responsáveis pela revisão e reparo das instalações elétricas e pela verificação dos quadros elétricos, bem como pelas necessidades que possam surgir nos diversos municípios com o restabelecimento do serviço de iluminação pública.

Ação rápida

A tempestade DANA ocorrida em 29 de outubro na província de Valência fez com que aproximadamente 180.000 clientes ficassem sem fornecimento de energia elétrica nas áreas de l'Horta Sud, Catadau-Carlet e Requena-Utiel-Buñol. Desde o início, o i-DE mobilizou aproximadamente 500 pessoas da região de Valência e de outras regiões do resto da Espanha para restaurar o serviço e reparar as instalações afetadas à medida que o acesso a elas se tornava possível.

No primeiro dia, mais de 200 pessoas (internas e de empresas contratadas) vieram de fora da província de Valência para prestar apoio tanto no trabalho de campo quanto para reforçar e ajudar a equipe que operava os centros de controle, que estavam sem comunicação.

A rápida ação da empresa e a mobilização de todos os recursos à sua disposição, incluindo a instalação de mais de 120 geradores, possibilitaram a recuperação de aproximadamente metade do fornecimento de energia afetado em apenas 24 horas, 85% em 48 horas e, em pouco mais de 72 horas, praticamente todo o serviço havia sido restaurado.