Notícia
Nova linha elétrica submarina conectará o norte da Inglaterra com a Escócia.
Iberdrola inicia a construção da superestrada elétrica submarina Eastern Green Link 1
A Iberdrola, por meio de sua subsidiária de distribuição no Reino Unido, a ScottishPower Energy Networks, iniciou a construção do projeto Eastern Green Link 1, uma superestrada submarina que ajudará a expandir a rede elétrica britânica no futuro, além de apoiar o desenvolvimento local de longo prazo das comunidades que abrigam a infraestrutura elétrica.
O Eastern Green Link 1, uma joint venture entre a ScottishPower Energy Networks e a National Grid Electricity Transmission, transportará eletricidade verde para dois milhões de residências ao longo de mais de 190 km de cabos predominantemente submarinos, conectando o sudeste da Escócia ao nordeste da Inglaterra.
Com um orçamento de 2,5 bilhões de libras, o projeto recebeu a aprovação da Ofgem − a Autoridade Reguladora de Mercados de Gás e Eletricidade − em 2024. A obras em terra já estão em andamento, e a construção em alto-mar está prevista para começar no verão.
Nos dois pontos de interligação do cabo, em Torness, em East Lothian, e em Hawthorn Pit, no condado de Durham, serão construídas duas estações conversoras, uma em cada extremidade do cabo, para converter a eletricidade de corrente alternada em corrente contínua, que é a forma mais eficiente para o transporte de longas distâncias. Em seguida, serão usados embarcações especializadas para instalar o cabo no fundo do mar e enterrá-lo ao longo do trajeto, antes de conectá-lo à rede elétrica.
Hoje, em Torness, o CEO da SP Energy Networks, Nicola Connelly, e o presidente de Infraestrutura Estratégica da National Grid Electricity Transmission, Carl Trowell, se reuniram com o ministro de Habitação de East Lothian, Paul McLennan, para marcar o início das obras.
Leia a notícia completa na Sala de Comunicação da ScottishPower.