Pasar al contenido principal

Notícia

2025-04-25 13:33:00.0 - 2025-04-25 13:33:00.0 UTC +02:00

Iberdrola inicia construção de seu maior parque eólico 'offshore' do mundo

  • Com um investimento superior a 4,6 bilhões de euros, o projeto East Anglia THREE está localizado no Mar do Norte (Reino Unido)
  • Quando estiver em operação, será capaz de gerar 1.400 MW de energia, suficiente para abastecer mais de 1,3 milhão de residências com energia elétrica sustentável, competitiva e de origem local

A Iberdrola, por meio de sua subsidiária ScottishPower, instalou a primeira monoestaca do parque eólico offshore East Anglia THREE. Este é o terceiro projeto da empresa dentro de seu complexo East Anglia Hub, situado no Mar do Norte, a mais de 60 km da costa do Reino Unido. Com investimento total de aproximadamente 4 bilhões de libras (equivalente a mais de 4,68 bilhões de euros na cotação atual), trata-se do maior parque eólico da Iberdrola e o segundo maior do mundo.

Com uma altura de 84 metros, 1.800 toneladas de peso e 10,6 metros de diâmetro, as monoestacas representam um recorde no setor eólico offshore: são as maiores já instaladas até o momento na Europa graças a uma embarcação com capacidade de elevação. A primeira dessas estruturas foi produzida no estaleiro da Seanergies, em Fene, construída pela Navantia e Windar Renovables e instalada pela Seaway Ventus.

O parque East Anglia THREE contará com um total de 95 monoestacas construídas por empresas espanholas. O consórcio Navantia Seanergies Windar Renovables (JVNW) fabricará 45 delas, enquanto a Haizea produzirá as outras 50. Além disso, a Windar Renovables será responsável pela fabricação das 95 peças de transição do parque. Cada uma dessas peças conta com 20 metros de altura, 8 metros de diâmetro e pesa mais de 400 toneladas, sendo que a primeira delas também já foi instalada. As 95 turbinas eólicas, cada uma com potência unitária de 14,7 MW, serão fornecidas pela Siemens Gamesa.

Quando as turbinas estiverem totalmente instaladas, o que está previsto para o início de 2026, o parque atingirá 1.400 MW de capacidade instalada, fornecendo energia suficiente para abastecer mais de 1,3 milhão de famílias britânicas com eletricidade sustentável, competitiva e de origem local. O empreendimento permite que o Reino Unido avance rumo à independência energética e apoiará o crescimento econômico do país nas próximas décadas.

Somente a construção das 45 monoestacas pela Navantia-Windar exigirá um total de 900 mil horas de trabalho ao longo de 15 meses, gerando desde já cerca de 450 empregos diretos nas duas empresas e na cadeia de fornecedores associada, o que produz um impacto na indústria espanhola. A parceria entre a Iberdrola e a Navantia-Windar já existe há mais de 10 anos, somando c contratos superiores a 1 bilhão de euros em parques eólicos offshore desenvolvidos pela companhia energética no Reino Unido, Alemanha, França e Estados Unidos.

Apoio o Reino Unido

A Iberdrola iniciou a construção do parque East Anglia Hub em 2022. O complexo reúne três projetos com uma capacidade instalada total de 2.900 MW: East Anglia ONE North, East Anglia TWO e East Anglia THREE. Essa potência será suficiente para fornecer energia limpa a 2,7 milhões de residências no Reino Unido, representando mais de 7,5% da meta do governo britânico de atingir 40 GW de energia eólica offshore até 2030.

O East Anglia Hub assume um papel estratégico na recuperação verde regional e nacional do Reino Unido, ajudando o país a cumprir seus compromissos de neutralidade climática e aumentando sua competitividade e independência energética.

Iberdrola, líder mundial em energia renovável

A Iberdrola está comprometida com a energia renovável há mais de duas décadas como um pilar fundamental para construir seu modelo de negócio seguro, limpo e competitivo. Graças a essa visão, a empresa de energia elétrica é líder mundial em renováveis, atingindo 44.478 MW de capacidade renovável instalada em 2024.

Esse compromisso está presente em seu Plano Estratégico, que prevê investimentos brutos de 15,5 bilhões de euros em energias renováveis. Desse total, mais da metade será destinada à energia eólica offshore nos Estados Unidos, no Reino Unido, na França e na Alemanha; outros 28% serão investidos em energia eólica onshore e 18% em energia solar.