Notícia
O Dia Internacional do Sol reivindica a energia solar como fonte renovável essencial para a transição energética, em coexistência com a preservação da biodiversidade e do meio ambiente
Iberdrola inicia a colocação em funcionamento da usina de Ceclavín e atinge 1.000 MW de capacidade fotovoltaica operacional na Espanha
- Atualmente, a companhia está construindo mais 1.200 MW de capacidade fotovoltaica e tem 4.900 MW garantidos até 2025 na Espanha e 9.900 MW no mundo
- É líder no setor de energias renováveis na Espanha com uma capacidade instalada de 16.700 MW, que através de seu plano de investimento aumentará para 25.000 MW até 2025.
Coincidindo com o Dia Internacional do Sol, que reivindica a energia solar como fonte renovável essencial para avançar rumo à transição energética, em coexistência com a biodiversidade e o meio ambiente, a Iberdrola iniciou a colocação em funcionamento da usina fotovoltaica de Ceclavín (328 MW) na região da Extremadura. O projeto foi implementado após a realização de um investimento de 250 milhões de euros, representando um importante impulso para a criação de empregos locais que, em momentos de pico na construção, proporcionou emprego para mais de 1.140 pessoas, atingindo 60% das localidades vizinhas e o restante da região da Extremadura.
A usina fornecerá energia a uma população que equivale a 175.385 residências/ano e evitará a emissão de 110.000 t CO2/ano.
Sua energia verde fornecerá eletricidade limpa a 9.000 pontos de fornecimento da rede da empresa Orange, após a assinatura de um contrato de compra e venda de energia de longo prazo PPA (Power Purchase Agreement) alcançado com a operadora de telecomunicações no ano passado.
1.000 MW fotovoltaicos em construção e 4.900 MW até 2025
O início da colocação em funcionamento da usina Ceclavín se soma aos projetos de Núñez de Balboa, Campo de Arañuelo I e II – na região da Extremadura –, Azaila (Aragão, 50 MW), e Andévalo (Andaluzia), implementados nos últimos meses, até ultrapassar a marca de 1.000 MW fotovoltaicos operacionais na Espanha.
Atualmente, a companhia está construindo mais 1.200 MW de capacidade fotovoltaica e tem 4.900 MW garantidos até 2025 na Espanha e 9.900 MW globalmente. Entre os projetos fotovoltaicos em construção destacam-se os localizados na região da Extremadura – Francisco Pizarro, Arenales e outros projetos em Cedillo –, uma das regiões-chave de sua estratégia de energia renovável fotovoltaica na Espanha.
A Iberdrola é líder no setor das energias renováveis na Espanha com uma capacidade instalada de 17.571 MW, que através de seu plano de investimento aumentará para 25.000 MW até 2025.
Investimentos verdes para promover a recuperação econômica
A Iberdrola, que lidera há duas décadas a transição energética, atua como agente indutor fundamental para a transformação do tecido industrial, a recuperação verde da economia e a criação de empregos.
Para tal, a companhia lançou um plano de investimento histórico de 150 bilhões de euros para a próxima década – 75 bilhões até 2025 – através do qual triplicará sua capacidade em energias renováveis para quase 100.000 MW, dobrará os ativos de redes e aproveitará as oportunidades da revolução energética que as principais economias do mundo enfrentam. Na Espanha, os investimentos chegarão a aproximadamente 14,3 bilhões de euros até 2025, dos quais 7 bilhões serão destinados ao desenvolvimento de projetos renováveis.
Depois de ter realizado investimentos de 120 bilhões de euros nos últimos vinte anos, é líder em energias renováveis com cerca de 35.000 MW instalados no mundo; um volume que converte seu parque de geração em um dos mais limpos do setor energético.
Com emissões de 28 grCO2/kWh atualmente, que já são dois terços inferiores em relação à média europeia, a estratégia de investimento em energias limpas e redes levará a Iberdrola a ser uma companhia neutra em carbono na Europa até 2030.