Notícia
Representantes da empresa visitaram as instalações da Ingeteam em Beasain.
Iberdrola atribui à Ingeteam 240 milhões de euros em compras no período 2020-2024
- A Iberdrola atribuiu à empresa basca contratos destinados principalmente aos projetos renováveis da Iberdrola, à digitalização das redes e à eletrificação da economia.
- Esses acordos impulsionam a cadeia de valor no País Basco e posicionam a industria basca como uma referência internacional.
- A contribuição fiscal da Iberdrola no País Basco em 2024 cresceu 15%, chegando a quase 800 milhões de euros.
O Diretor Global de Compras da Iberdrola, Ignacio Sánchez-Galán, visitou hoje as instalações da Ingeteam, em Beasain (Gipuzkoa), acompanhado pelo CEO da Ingeteam, Adolfo Rebollo, e por Asís Canales, Diretor Global de Recursos e Serviços da Iberdrola.
Durante a visita, Ignacio Sánchez-Galán ressaltou o forte compromisso da companhia com o País Basco, o que se reflete nos contratos recentes firmados pela Iberdrola com fornecedores bascos, como a Ingeteam, localizada em Zamudio (Bizkaia). O objetivo da visita foi conhecer de perto a produção dos geradores que a Ingeteam Indar Machines fabrica em Beasain para a usina hidrelétrica de Villarino da Iberdrola em Castela e Leão.
As compras realizadas à empresa presidida por Teresa Madariaga somaram mais de 240 milhões de euros nos últimos cinco anos. Esses contratos destinam-se, em sua maioria, aos projetos renováveis da Iberdrola, à digitalização das redes e à eletrificação da economia.
Entre os projetos de energia renovável, vale destacar os contratos para o fornecimento futuro de 6 estatores de motores-geradores para a usina de Villarino, no valor de 22 milhões de euros, os centros de transformação, tanto para usinas solares quanto para armazenamento de 4 usinas fotovoltaicas (Almaraz I, Almaraz II, Andévalo, Revilla Vallejera), a compra de centros integrados de operação e controle para as subestações dos parques eólicos Tâmega Norte e Tâmega Sul em Portugal, e o arrancador para a usina hidrelétrica de Valparaíso, que permitirá à Ingeteam aproveitar as oportunidades em tecnologias de bombeamento. No que diz respeito à digitalização das redes, ganham destaque os acordos estabelecidos no Brasil para novas subestações e os contratos para o fornecimento de equipamentos de proteção e controle para subestações na Espanha. Já em relação à eletrificação da economia, vale ressaltar os contratos para o fornecimento de equipamentos para recarga de veículos elétricos e sistemas de armazenamento em baterias na Espanha, no Reino Unido e em Portugal, além das oportunidades em eletrificação de portos (OPS) e a produção de hidrogênio renovável, áreas nas quais a Ingeteam é referência na fabricação de retificadores.
Essas colaborações refletem a histórica relação da Iberdrola com o País Basco, onde a empresa tem contribuído há décadas para a dinamização da indústria e a melhoria da competitividade de seu tecido empresarial, bem como a criação de empregos de qualidade em setores do futuro. O crescimento global da Iberdrola se configura como um motor de internacionalização para centenas de empresas bascas que, ao longo dos anos, têm demonstrado sua capacidade de fornecer produtos e serviços de alta qualidade e competitividade em todo o mundo.
A contribuição fiscal da Iberdrola em 2024 cresceu 15%, totalizando quase 800 milhões de euros. A Iberdrola é um dos motores da economia do País Basco, com um impacto no PIB de 3,5 bilhões de euros, gerados por meio de investimentos, compras, salários e contribuições fiscais. A empresa mantém atualmente um total de 30.000 empregos no País Basco.
A internacionalização da Iberdrola nos últimos 20 anos teve um impacto direto sobre os fornecedores bascos, como Haizea Wind, Ingeteam, Ormazabal, Arteche e Siemens-Gamesa, com compras anuais superiores a 3,3 bilhões de euros.