Notícia
Como resultado de seu compromisso com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 5: igualdade de gênero
Iberdrola, incluída no Bloomberg Gender Equality Index pelo quarto ano consecutivo
- Melhora sua avaliação com relação ao ano anterior como reconhecimento pelas suas práticas em âmbitos como a liderança e a canalização do talento das mulheres, igualdade remunerativa e cultura inclusiva
A Iberdrola se mantém como referência em termos de igualdade de oportunidades. É o que demonstra, pelo quarto ano consecutivo, a sua inclusão no Bloomberg Gender Equality Index (GEI), que divulgou hoje seus resultados da edição 2021.
O grupo melhorou sua pontuação com respeito ao ano anterior graças ao seu desejo de melhoria contínua e à introdução de novas medidas a favor da igualdade. De fato, durante 2019 (ano que é avaliado pela referida nova edição do GEI), a Iberdrola alcançou a igualdade salarial entre homens e mulheres, tal como se expõe em seu primeiro Relatório de Diversidade e Inclusão.
A igualdade de remuneração é precisamente um dos cinco pilares que a Bloomberg analisa para conceber este índice, juntamente com a liderança e a gestão do talento das mulheres, cultura inclusiva, existência de políticas sobre assédio sexual e o papel das mulheres em sua marca. No total, 74 parâmetros onde a Iberdrola demonstrou seu bom desempenho.
Para realizar este índice, do qual fazem parte 380 empresas de 11 setores de atividade, a Bloomberg analisa os dados de mais de 11.500 companhias de todo o mundo, com valores de mercado superiores a 1 bilhão de dólares. Com sua metodologia, visa proporcionar informações transparentes e comparáveis aos investidores interessados em critérios ambientais, sociais e de governança (ESG em inglês).
No caso da Iberdrola, o índice GEI considerou de forma muito positiva a divulgação de informação relacionada com a diversidade e a igualdade de oportunidades. Tal como se pode ver em seu Relatório de Diversidade e Inclusão, estes dois aspectos são considerados uma prioridade estratégica para o crescimento sustentável da companhia. No campo da igualdade de gênero (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 5 da Agenda 2030), a Iberdrola assumiu ambiciosos compromissos.
Por exemplo, a companhia prevê aumentar a presença das mulheres em postos de direção até 30% em 2025, desde os 20% de 2019. Nos últimos cinco anos, houve progressos significativos nesse âmbito – apesar de se tratar de um setor com presença reduzida de mulheres – aumentando em 31,3% o número de mulheres em cargos de direção.