Notícia
2025-02-01 09:01:00.0 - 2025-02-01 09:01:00.0 UTC +01:00Iberdrola inaugura a base de operação e manutenção do parque eólico 'offshore' de Saint-Brieuc, na França
- A missão do centro de operação e manutenção (O&M) é controlar a produção de energia elétrica e coordenar as atividades de manutenção.
- O centro terá capacidade para 80 profissionais para supervisionar todas as atividades durante a fase de operação, que pode durar até 25 anos.
- Com a instalação da base de O&M, a Iberdrola cumpre outro de seus muitos compromissos: a criação de empregos sustentáveis em Côtes-d'Armor.
A Iberdrola inaugurou o centro de operação e manutenção (O&M) do parque Saint-Brieuc, que será o local de trabalho de 80 profissionais. O parque eólico offshore faz parte dos desafios estratégicos de independência energética, descarbonização e renovação industrial na França.
O centro, localizado em Binic-Établesm, controla e gerencia a produção de energia elétrica e a manutenção do parque durante as 24 horas do dia e os 365 dias do ano, desempenhando um papel crucial em seu rendimento para garantir uma produção contínua e confiável de energia renovável.
Inicialmente, parte da atividade será realizada em coordenação com as equipes do navio de serviço Goëlo Enabler (SOV), com base no porto de Saint-Malo. Em uma segunda fase, essas equipes serão transferidas para o porto de Armor, em Saint-Quay-Portrieux.
Após consultar os usuários e as partes interessadas locais envolvidas, o porto de Saint-Quay-Portrieux receberá as embarcações responsáveis pela manutenção diária. Para isso, as obras de desenvolvimento do porto serão financiadas pela Iberdrola, em benefício do departamento de Côtes-d'Armor, proprietário do porto e responsável pela implementação do projeto.
Com suas 62 turbinas eólicas instaladas em uma área de 75 km², o parque eólico offshore de Saint-Brieuc, com uma capacidade total de 496 MW, produz cerca de 1.820 GWh/ano, o que representa cerca de 9% do consumo de energia elétrica da Bretanha, o equivalente a 835.000 pessoas.
Um edifício eco-responsável e eficiente
A base de operação e manutenção se destaca por suas instalações de última geração a favor da sustentabilidade.
O estacionamento do centro operacional está equipado com uma tela solar de 113,1 kWp (260 painéis solares) que produz cerca de 110 MWh/ano. A energia produzida é usada para alimentar o edifício e suas nove estações de recarga de veículos elétricos, enquanto a eletricidade excedente é alimentada na rede pública.