Notícia
Chegam a um acordo para instalar mais de 50 pontos de recarga nas concessionárias do grupo líder em distribuição de automóveis na região de Múrcia
Iberdrola e o Grupo Huertas avançam em seu compromisso de impulsionar a mobilidade elétrica
- Reforçam sua parceria após o acordo alcançado há dois anos, que permite oferecer a seus clientes soluções para a instalação de pontos de recarga no momento da compra de um veículo elétrico
A Iberdrola e o Grupo Huertas assinaram um novo acordo de colaboração para continuar impulsionando a mobilidade sustentável, que se concretizará através da instalação de mais de 50 pontos de recarga para veículos elétricos nas concessionárias do grupo líder em distribuição de automóveis na região de Múrcia (Espanha).
O acordo permitirá instalar infraestruturas de carga tanto para uso interno das próprias concessionárias – neste caso, os carregadores são de 7,4 kW de potência – quanto para uso público em vias públicas, e terão potências de recarga semirrápida (22 kW), rápida (50 kW), super-rápida (150 kW) e ultrarrápida de (350 kW).
A iniciativa reforça o compromisso de ambas as empresas com um modelo empresarial mais sustentável e uma parceria em matéria de mobilidade elétrica, iniciada em 2019 após o acordo Link externo, abra em uma nova aba. que permite oferecer a seus clientes soluções para a instalação de pontos de recarga no momento da compra de um veículo elétrico.
Na assinatura do acordo estiveram presentes Francisco Vidal, diretor-geral do Grupo Huertas, Itziar Pérez, responsável pela área Comercial da Iberdrola na região de Múrcia, e Patricio Valverde, representante Institucional da Companhia na Comunidade.
Para Francisco Vidal esse acordo “representa um progresso na renovação tecnológica que estamos vivendo no Grupo Huertas e uma evolução rumo a uma nova mobilidade, que permite continuar oferecendo aos nossos clientes o melhor serviço possível e contribuir para a promoção da instalação de pontos de recarga junto a nossas concessionárias, que possuem um bom sistema de ligação com as principais estradas e rodovias da região”.
Itziar Pérez, por sua vez, destacou que “o acordo constata a necessidade de que todos os agentes envolvidos continuem colaborando com a mobilidade sustentável, com o objetivo de avançar na implementação de soluções para a eletrificação do transporte e responder aos desafios da descarbonização e melhoria da qualidade do ar de nossas cidades e municípios”.
Os usuários que utilizem os pontos de uso público poderão recarregar a bateria de seus carros elétricos com energia 100% verde, proveniente de fontes de geração renovável e com certificado de garantia de origem (GdOs).
Além disso, as infraestruturas de carga que forem de uso público estarão localizáveis no App de Recarga Pública Iberdrola, o único na Espanha que inclui informações verificadas de todos os carregadores de veículos elétricos, tanto da Iberdrola quanto de outros operadores. O App permite localizar o carregador, verificar seu funcionamento em tempo real e, nesse caso, reservar e pagar com o celular
Mobilidade elétrica e recuperação verde
A Iberdrola continua apostando na eletrificação do transporte em sua estratégia de transição para uma economia descarbonizada, como alavanca essencial para a redução das emissões e da poluição, assim como para a recuperação verde no mundo pós-COVID.
A Companhia está implementando um plano de mobilidade sustentável, cujo investimento alcança a cifra de 150 milhões de euros, que permitirá intensificar a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos nos próximos anos. A iniciativa prevê a instalação de cerca de 150.000 pontos de recarga, tanto em residências quanto em empresas, assim como nas vias urbanas, cidades e principais rodovias nos próximos anos. A aposta na implantação de estações de alta eficiência se concretizará com a instalação de estações ultrarrápidas (350 kW), super-rápidas (150 kW) e rápidas (50 kW).
A Iberdrola está ciente da necessidade de promover a mobilidade elétrica na Espanha através de uma ação coordenada e eficiente junto aos principais agentes envolvidos. Nesse sentido, a Companhia já completou mais de 50 acordos de implantação de infraestrutura junto a administrações, instituições, empresas, estações de serviço, concessionárias e fabricantes de veículos elétricos.
A Companhia foi a primeira empresa espanhola signatária da iniciativa EV100 do The Climate Group, com o objetivo de acelerar a transição para veículos elétricos, comprometendo-se a eletrificar toda a sua frota de veículos e facilitar a recarga ao seu pessoal em seus negócios na Espanha e no Reino Unido até 2030.