Notícia

A empresa adquiriu os 18,4% que não controlava de sua subsidiária nos Estados Unidos.

2024-12-23 14:00:00.0 - 2024-12-23 14:00:00.0 UTC +01:00

Iberdrola fecha fusão com a Avangrid

A Iberdrola encerrou hoje a fusão com sua subsidiária norte-americana, a Avangrid, após adquirir 18,4% das ações que não controlava. Os acionistas da Avangrid receberão 35,75 dólares por ação, e a empresa deixará de ser listada da Bolsa de Valores de Nova York. O negócio foi fechado depois de receber o sinal verde da Federal Energy Regulatory Commission (FERC, na sigla em inglês), do órgão regulador do estado do Maine e do órgão regulador do estado de Nova York, este último obtido na sexta-feira passada (20). A partir de 2 de dezembro de 2024, os acionistas da Avangrid também receberão o dividendo trimestral proporcional até o fechamento, que será pago em 2 de janeiro de 2025.

Após a conclusão dessa transação, a Avangrid passa a operar como uma empresa não listada, mantendo sua sede em Connecticut.

Esta transação permitirá que a Iberdrola invista de forma mais eficiente nos Estados Unidos. A subsidiária poderá participar de novos projetos de infraestrutura de energia em seus negócios de rede e renováveis de maneira mais econômica, representando um investimento significativo nas comunidades locais e gerando centenas de empregos diretos e indiretos. Estes projetos criarão uma rede elétrica mais robusta, resiliente e confiável e ajudarão a atender à crescente demanda de serviços públicos e centros de dados.

Avangrid, uma empresa líder em redes e energias renováveis

O acordo permitirá que a Iberdrola continue crescendo com solidez nos EUA após mais de 20 anos de presença no país. Há quase uma década, a Iberdrola uniu sua subsidiária norte-americana com a UIL Holdings, listada na bolsa de valores, para criar a Avangrid, que desde então conta com ações na bolsa de valores dos EUA.

Graças ao crescimento da empresa na última década, a Avangrid possui, atualmente, ativos de 46 bilhões dólares. A empresa distribui energia elétrica para uma população de 7 milhões de pessoas nos estados de Nova York, Connecticut, Maine e Massachusetts, e tem uma capacidade instalada de 8.700 MW de energia renovável, com presença em 24 estados. A companhia também conta com 8.000 funcionários.