Notícia
As duas empresas de energia elétrica, que já são parceiras na Electricity North West, expandem sua aliança com esse novo investimento em conjunto
Iberdrola facilita entrada da Kansai no projeto eólico 'offshore' alemão Windanker, avaliado em 1,28 bilhão de euros
- A Kansai, a segunda maior empresa de energia elétrica do Japão e uma das maiores da Ásia, terá uma participação minoritária de 49% no ativo, atualmente em construção.
- Os investimentos da Iberdrola em energia eólica offshore ultrapassam 15 bilhões de euros, e a empresa alcançará 4.800 MW de capacidade eólica offshore até 2026.
A Iberdrola concedeu à empresa japonesa Kansai uma porcentagem de participação em seu projeto eólico offshore Windanker, atualmente em construção. A empresa de energia elétrica japonesa também realizará investimentos no ativo, assumindo um controle de 49%, enquanto a Iberdrola manterá sua participação nos 51% restantes.
O parque eólico offshore Windanker, localizado no Báltico alemão, terá uma capacidade instalada de 315 MW e entrará em operação no último trimestre de 2026.
O negócio avalia a totalidade do parque eólico offshore em 1,28 bilhão de euros, o que implica um múltiplo de 4,1 milhões de euros por MW e 13,5 vezes o EBITDA. A Iberdrola controlará e administrará os ativos, realizando os trabalhos de construção, operação e manutenção, além de outros serviços corporativos.
O acordo reforça a parceria entre as duas empresas após a aquisição da Electricity North West (ENW) pela Iberdrola, na qual a Kansai conta com uma participação de 12%, e permite que a Iberdrola avance com seu plano de aliança e rotação de ativos, acelerando seu crescimento em países de alta qualidade de crédito e consolidando sua solidez financeira.
O parque eólico Windanker contempla a instalação de 21 turbinas com uma capacidade unitária de 15 MW e já vendeu 100% de sua produção em contratos de longo prazo.
"Essa operação nos permitirá acelerar nosso crescimento em energia eólica offshore com um parceiro estratégico como a Kansai. O parque Windanker, cuja energia já é vendida a clientes industriais de longo prazo, demonstra o potencial das energias renováveis para promover a industrialização da Europa com energia local, limpa e competitiva", afirmou o presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán.
Líder em energia eólica 'offshore'
A Iberdrola possui atualmente 2.400 MW de energia eólica offshore instalados e planeja chegar a 4.800 MW até o final de 2026. A companhia já conta com quatro parques eólicos offshore em operação: Saint Brieuc (na costa da Bretanha, na França), West of Duddon Sands (localizado no Reino Unido, na costa do Mar da Irlanda); Wikinger (no Báltico alemão) e East Anglia One (um dos maiores parques eólicos offshore do mundo, na costa britânica do Mar do Norte).
Além disso, a empresa tem quatro outros parques eólicos em construção que entrarão em operação em 2025 e 2026: Baltic Eagle, na Alemanha, cujas turbinas já estão totalmente instaladas; Vineyard Wind One, o primeiro parque eólico de grande escala nos Estados Unidos; East Anglia Three, no Reino Unido; e o parque eólico Windanker, na Alemanha, que é o objeto do acordo com a Kansai.
O investimento nesses parques, tanto em operação quanto em construção, já chega a 15 bilhões de euros.
Além disso, no último verão europeu, a Iberdrola ganhou o projeto East Anglia Two no Reino Unido e o projeto New England Wind 1 no estado de Massachusetts (EUA).
A empresa também garantiu os direitos sobre o leito marinho para futuros empreendimentos no Reino Unido, na Europa continental, nos EUA, na Austrália e no Japão.
Parcerias para crescer
A Iberdrola fechou recentemente várias alianças de longo prazo para acelerar seu crescimento e promover a descarbonização da economia, mantendo sua solidez financeira. Confira algumas delas:
- A Iberdrola fechou em outubro a compra da empresa britânica ENW para continuar expandindo seus negócios de rede, com a Kansai como sócia.
- Em janeiro de 2023, assinou uma aliança com o Norges Bank para investir conjuntamente em energias renováveis que, após sua expansão, chegará a 2.500 MW.
- Em dezembro, a Iberdrola fechou um acordo com a Masdar para investir em conjunto até 15 bilhões de dólares em energia eólica offshore e hidrogênio verde na Alemanha, no Reino Unido e nos EUA, cujo primeiro marco foi o acordo anunciado em julho para o parque eólico offshore Baltic Eagle, na Alemanha.
- Em setembro de 2023, a empresa fechou uma parceria com a GIC para a expansão das linhas de transmissão no Brasil por 430 milhões de euros.
- A empresa vendeu mais de 8.400 MW de usinas a gás de ciclo combinado no México em fevereiro por 6,2 bilhões de dólares.
- A Iberdrola e a BP lançaram uma empresa conjunta em março de 2023 para implantar 11.700 pontos de recarga rápida na Espanha e em Portugal e formaram uma joint venture 50/50 para desenvolver um projeto de hidrogênio verde de 25 MW, a maior usina da Espanha.
- A Iberdrola e a MAPFRE avançaram em sua aliança estratégica ao incorporar 150 novos MW por meio de uma joint venture, que já conta com 450 MW.
- Além disso, a Iberdrola assinou uma aliança com a Energy Infrastructure Partners para investir em conjunto no parque eólico offshore Wikinger e aprimorar seu portfólio eólico offshore.