Notícia

As duas empresas de energia elétrica, que já são parceiras na Electricity North West, expandem sua aliança com esse novo investimento em conjunto

2024-12-12 21:18:00.0 - 2024-12-12 21:18:00.0 UTC +01:00

Iberdrola facilita entrada da Kansai no projeto eólico 'offshore' alemão Windanker, avaliado em 1,28 bilhão de euros

  • A Kansai, a segunda maior empresa de energia elétrica do Japão e uma das maiores da Ásia, terá uma participação minoritária de 49% no ativo, atualmente em construção.
  • Os investimentos da Iberdrola em energia eólica offshore ultrapassam 15 bilhões de euros, e a empresa alcançará 4.800 MW de capacidade eólica offshore até 2026.
     

A Iberdrola concedeu à empresa japonesa Kansai uma porcentagem de participação em seu projeto eólico offshore Windanker, atualmente em construção. A empresa de energia elétrica japonesa também realizará investimentos no ativo, assumindo um controle de 49%, enquanto a Iberdrola manterá sua participação nos 51% restantes. 

O parque eólico offshore Windanker, localizado no Báltico alemão, terá uma capacidade instalada de 315 MW e entrará em operação no último trimestre de 2026.

O negócio avalia a totalidade do parque eólico offshore em 1,28 bilhão de euros, o que implica um múltiplo de 4,1 milhões de euros por MW e 13,5 vezes o EBITDA. A Iberdrola controlará e administrará os ativos, realizando os trabalhos de construção, operação e manutenção, além de outros serviços corporativos.  

O acordo reforça a parceria entre as duas empresas após a aquisição da Electricity North West (ENW) pela Iberdrola, na qual a Kansai conta com uma participação de 12%, e permite que a Iberdrola avance com seu plano de aliança e rotação de ativos, acelerando seu crescimento em países de alta qualidade de crédito e consolidando sua solidez financeira. 

O parque eólico Windanker contempla a instalação de 21 turbinas com uma capacidade unitária de 15 MW e já vendeu 100% de sua produção em contratos de longo prazo.

"Essa operação nos permitirá acelerar nosso crescimento em energia eólica offshore com um parceiro estratégico como a Kansai. O parque Windanker, cuja energia já é vendida a clientes industriais de longo prazo, demonstra o potencial das energias renováveis para promover a industrialização da Europa com energia local, limpa e competitiva", afirmou o presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán

Líder em energia eólica 'offshore' 

A Iberdrola possui atualmente 2.400 MW de energia eólica offshore instalados e planeja chegar a 4.800 MW até o final de 2026. A companhia já conta com quatro parques eólicos offshore em operação: Saint Brieuc (na costa da Bretanha, na França), West of Duddon Sands (localizado no Reino Unido, na costa do Mar da Irlanda); Wikinger (no Báltico alemão) e East Anglia One (um dos maiores parques eólicos offshore do mundo, na costa britânica do Mar do Norte). 

Além disso, a empresa tem quatro outros parques eólicos em construção que entrarão em operação em 2025 e 2026: Baltic Eagle, na Alemanha, cujas turbinas já estão totalmente instaladas; Vineyard Wind One, o primeiro parque eólico de grande escala nos Estados Unidos; East Anglia Three, no Reino Unido; e o parque eólico Windanker, na Alemanha, que é o objeto do acordo com a Kansai.

O investimento nesses parques, tanto em operação quanto em construção, já chega a 15 bilhões de euros.

Além disso, no último verão europeu, a Iberdrola ganhou o projeto East Anglia Two no Reino Unido e o projeto New England Wind 1 no estado de Massachusetts (EUA). 

A empresa também garantiu os direitos sobre o leito marinho para futuros empreendimentos no Reino Unido, na Europa continental, nos EUA, na Austrália e no Japão.

Parcerias para crescer 

A Iberdrola fechou recentemente várias alianças de longo prazo para acelerar seu crescimento e promover a descarbonização da economia, mantendo sua solidez financeira. Confira algumas delas: