Notícia

2022-01-19 07:23:00.0

Iberdrola é escolhida mais uma vez como uma das empresas mais sustentáveis de acordo com a nova edição do Global 100

•    A empresa liderada por Ignacio Galán está novamente entre as 25 maiores empresas do mundo em termos de critérios de sustentabilidade, de acordo com o índice anual que elabora Corporate Knights

•    A Iberdrola é a empresa espanhola líder neste ranking mundial.
    
 

A Iberdrola foi selecionada como uma das empresas de serviços públicos mais sustentáveis do mundo, de acordo com o índice Global 100 Most Sustainable Corporations in the World, elaborado anualmente pela publicação Corporate Knights. A companhia liderada por Ignacio Galán é também uma das 25 maiores empresas do mundo e a primeira empresa espanhola neste ranking. 

A Corporate Knights é uma empresa de pesquisa de mídia e investimento de confiança por seu inigualável histórico no fornecimento de informações, objetivos e análises ESG (ambiental, social e de governança). Ela permite um compromisso significativo com muitas das corporações mais influentes, políticas e tomadores de decisões em investimento a nível mundial, tornando-se uma marca sinônimo de sustentabilidade.

A classificação no Global 100 é um reconhecimento do desempenho de sustentabilidade e está demonstrado que aumenta a confiança dos investidores. As empresas do índice Global 100 têm em média superado o índice de referência MSCI ACWI desde sua criação, há quase dezessete anos.

Para elaborar o ranking das 100 empresas mais sustentáveis do mundo, foram analisadas mais de 8.000 empresas listadas com faturamento superior a 1 bilhão de dólares, descartando aquelas que têm carbono, dificultam as políticas climáticas e causam desmatamento extremo através de suas atividades.

Uma vez feita esta seleção, a Corporate Knights analisa 24 indicadores que abrangem gestão de recursos, funcionários, gestão financeira, receita e investimentos verdes e desempenho de fornecedores.

Em todas essas áreas, a Iberdrola não é apenas pioneira, mas definiu planos e investimentos específicos para continuar avançando nos próximos anos. Em seu plano 2020-2025, a empresa prevê investimentos de 75 bilhões de euros, destinados à transição energética através de mais projetos renováveis, redes inteligentes e sistemas de armazenamento em larga escala, que atingirão 150 bilhões de euros até 2030.

Em termos de níveis de carbono, com emissões de CO2/kWh que já são dois terços inferiores à média europeia, a estratégia de investir em energia limpa e redes levará a Iberdrola a ser uma empresa "neutra em carbono" na Europa até 2030.

A Iberdrola, além de pertencer ao índice Global 100, também está presente nos principais índices internacionais de sustentabilidade, incluindo o Dow Jones Sustainability Index, MSCI, CDP, Sustainalytics, Bloomberg GEI, Euronext Vigeo Eiris indices, EcoVadis, etc. 

Contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

A Iberdrola incorporou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pelas Nações Unidas para o horizonte 2030, em sua estratégia empresarial e política de sustentabilidade, e é uma referência por sua contribuição direta para os objetivos globais, destacando suas contribuições no campo da energia e da mudança climática.

A empresa concentra seus esforços no fornecimento de energia limpa e acessível (objetivo 7) e ação climática (objetivo 13). Enquanto contribui diretamente para garantir água limpa e saneamento (objetivo 6), aumentou seu investimento em atividades de P&D&I (objetivo 9), promove o respeito pela vida dos ecossistemas terrestres (objetivo 15) e trabalha para construir parcerias para atingir os objetivos (objetivo 17).

A Iberdrola sempre demonstrou seu compromisso com a redução das emissões para combater a mudança climática e avançar rumo à descarbonização da economia. A empresa pretende reduzir a intensidade das emissões de CO2 para 50 gCO2 /kWh até 2030, uma redução de 73% desde 2015, e ser zero líquido até 2050.
 

Acesso a informação legal