Notícia

2025-04-02 12:12:00.0 - 2025-04-02 12:12:00.0 UTC +02:00

Iberdrola se junta novamente ao Pacto Mundial da ONU para continuar promovendo a sustentabilidade entre seus fornecedores

  • A III edição do Programa de Formação: Fornecedores Sustentáveis já alcançou mais de 920 fornecedores localizados nos quatro continentes onde a empresa opera. Nas edições anteriores, 338 fornecedores concluíram o programa.
  • O fornecedor deve aceitar o código de conduta da empresa para iniciar uma relação comercial, o que inclui, entre outras medidas, o respeito aos direitos humanos, igualdade de oportunidades, inclusão, saúde e segurança no trabalho e medidas antifraude.

A Iberdrola participa da III edição do Programa de Formação: Fornecedores Sustentáveis do Pacto Mundial das Nações Unidas para continuar promovendo a sustentabilidade de nossos fornecedores. A empresa basca de eletricidade está oferecendo formação em sustentabilidade para mais de 920 fornecedores de pequenas e médias empresas (PMEs) em quatro continentes nesta nova edição do programa, liderado pelo Pacto Mundial das Nações Unidas Espanha, o ICEX e a Fundação ICO.

Um total de 338 fornecedores completaram o programa de formação em suas edições anteriores, e mais de 96% consideraram que ele foi útil para suas empresas. O programa tem como objetivo capacitar as cadeias de suprimento em temas de sustentabilidade, com base nos Dez Princípios do Pacto Mundial (direitos humanos, normas trabalhistas, meio ambiente e combate à corrupção) e na Agenda 2030.

A Iberdrola renova sua colaboração com o Pacto Global da ONU na Espanha e dá mais um passo à frente em nível global para reforçar a sustentabilidade de seus fornecedores. Durante cinco meses, as PMEs fornecedoras beneficiárias do programa (mais de 920, no caso da Iberdrola) terão acesso a cursos online, sessões gravadas e ao vivo, guias práticos, modelos para a elaboração de políticas e códigos e estudos de caso de outras empresas. Após a conclusão de todos os módulos do programa, as PMEs receberão um certificado de participação e conformidade.

Todo o conteúdo estará disponível gratuitamente, incluindo a capacitação em quatro módulos sobre aspectos gerais sobre sustentabilidade, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os tópicos dos quatro blocos dos Princípios do Pacto Global, além de internacionalização da empresa, incentivos e relatórios de informações não financeiras.

Compromisso com os fornecedores

A Iberdrola tem promovido, há anos, a sustentabilidade ambiental, social e de governança com compromissos bem definidos. Para iniciar uma relação comercial com a empresa, o fornecedor deve aceitar o Código de Conduta do fornecedor estabelecido pela Iberdrola. Este código inclui princípios de atuação e cláusulas relacionadas ao respeito aos direitos humanos, igualdade de oportunidades, inclusão e diversidade, saúde e segurança no trabalho, medidas antifraude e corrupção, e respeito ao meio ambiente, além de outros aspectos.

A Iberdrola busca fornecedores que, além de serem sustentáveis, sejam transparentes, sólidos, justos, éticos e tecnicamente competitivos. Por isso, realiza uma avaliação do fornecedor durante o processo de compra para analisar potenciais riscos. Verificamos se suas práticas estão alinhadas com as políticas, princípios e responsabilidades do Grupo.

O programa de treinamento: Fornecedores Sustentáveis está agora em sua terceira edição, com a participação de mais de 5.200 fornecedores de PMEs de 72 países. O programa é promovido pelo Pacto Global das Nações Unidas na Espanha, juntamente com a Fundação ICO e o ICEX Spain Export and Investment, com a Iberdrola e outras 47 grandes empresas espanholas, parceiras do Pacto Global das Nações Unidas na Espanha, participando como promotoras.

A Iberdrola também conta com um programa denominado Iniciativas para PMEs, no qual informa sobre as ações que realiza para fortalecer o nível de sustentabilidade das pequenas e médias empresas com as quais trabalha.