Notícia

2024-07-12 15:00:00.0 - 2024-07-12 15:00:00.0 UTC +02:00

Iberdrola e Multiverse Computing anunciam um projeto piloto de sucesso para otimizar a instalação de baterias na rede elétrica

A Iberdrola, uma das maiores empresas de energia limpa do mundo, e a Multiverse Computing, líder mundial em soluções de computação quântica baseadas em valor, conduziram com sucesso um projeto no norte da Espanha para otimizar a instalação de baterias em escala de rede, que se tornarão cada vez mais importantes à medida que a transição energética avança. À medida que as redes de eletricidade integram quantidades cada vez maiores de geração renovável, veículos elétricos, bombas de calor e outros recursos de energia distribuída, o armazenamento de baterias fornece um serviço cada vez mais importante para garantir a estabilidade da rede. A solução da Multiverse usa algoritmos quânticos e de inspiração quântica para selecionar o número, o tipo e o local ideais das baterias na rede. Isso reduz os custos de adicionar baterias à rede e aumenta seu desempenho.

A i-DE, empresa de distribuição da Iberdrola na Espanha, supervisionou o projeto piloto, que se concentrou na rede elétrica de Guipúzcoa (País Basco, Espanha). Durante os dez meses do projeto-piloto, alguns algoritmos quânticos e inspirados em quânticos igualaram ou superaram os algoritmos clássicos de referência, maximizando a confiabilidade da rede e o controle de tensão.

O projeto foi desenvolvido como parte das atividades do Global Smart Grids Innovation Hub da Iberdrola, assim como do Programa Gipuzkoa Quantum.

"Com o poder da computação quântica, as instituições públicas e privadas podem atingir as metas de sustentabilidade e economizar em custos fixos e variáveis", disse Enrique Lizaso Olmos, CEO da Multiverse Computing. "Temos orgulho de apoiar o desenvolvimento de energia verde mais confiável e econômica na Espanha, juntamente com um fornecedor de energia limpa líder mundial como a Iberdrola."

Estibaliz Goñi, Diretora de Processos e Tecnologia da i-DE, também disse: "Os resultados desse projeto piloto são animadores e continuaremos analisando a implantação dessa tecnologia. Há muitos desafios a serem superados para garantir que tenhamos as redes inteligentes e robustas necessárias para realizar a transição energética, e inovações como essa nos ajudarão a alcançar esse objetivo".

De acordo com um relatório recente da AIE (Agência Internacional de Energia), para cumprir as metas climáticas, 80 milhões de quilômetros (~50 milhões de milhas) de redes de eletricidade precisarão ser adicionados ou reformados até 2040, o equivalente a toda a rede global existente. Outro relatório da mesma agência mostrou que a proporção de investimento entre renováveis e redes tem sido desequilibrada nos últimos anos. No passado, a proporção de investimento entre renováveis e redes era de US$ 1:0,4 cts; no entanto, para cumprir as metas climáticas, essa proporção precisa ser ajustada para pelo menos 1:1.

O projeto

Para atingir o objetivo desse projeto piloto de 10 meses, foram usados o recozimento quântico e o hardware clássico para testar a solução de otimização. Esse algoritmo foi testado em redes de diferentes tamanhos. Essa solução foi analisada primeiro em redes de pequena escala e depois em redes maiores, como a de Gipuzkoa.

Para atender à necessidade de redes elétricas mais resilientes e econômicas, a Multiverse Computing e a Iberdrola implementaram soluções quânticas e de inspiração quântica com o objetivo de obter melhorias na bateria da rede em três áreas principais:

  • Custo inicial: otimize o custo de compra e instalação de várias baterias na rede.
  • Controle de tensão: maximiza a capacidade de manter os níveis de tensão nos nós da rede.
  • Confiabilidade: minimizar o impacto sobre os clientes de interrupções na rede.

Para otimizar a rede, a equipe do projeto usou a Singularity, a plataforma da Multiverse Computing para software quântico e de inspiração quântica. As técnicas inspiradas na quântica utilizam o conhecimento e os modelos matemáticos da física quântica para desenvolver algoritmos clássicos melhores. A ferramenta permite que usuários sem experiência em computação quântica utilizem otimizações quânticas para aumentar a velocidade e a precisão das soluções para problemas complexos no setor de energia e em outros setores. 

Colaborações

Esse projeto piloto foi desenvolvido como parte das atividades do Global Smart Grids Innovation Hub da Iberdrola. Esse espaço inovador, localizado em Bilbao, é um centro de inovação e conhecimento de classe mundial em redes inteligentes. Funciona como uma plataforma de colaboração, reunindo a experiência tecnológica da Iberdrola com mais de 100 entidades e empresas associadas. O hub se concentra em enfrentar os desafios da transição energética, incluindo a digitalização, o gerenciamento de dados e a adaptabilidade a novos modelos de consumo, como a mobilidade elétrica e o autoconsumo. Sua missão é liderar a transição energética por meio da promoção de talentos e da aceleração da inovação em redes inteligentes.

O projeto, inicialmente anunciado para 2023, também faz parte do Gipuzkoa Quantum Programme no País Basco, um centro de computação quântica e um centro de inovação de rede inteligente, que oferece incentivos financeiros para colaborações entre startups quânticas e clientes em potencial.