Notícia
2023-05-24 10:00:00.0Assinamos com a Holcim uma nova aliança estratégica para acelerar as soluções de construção sustentável com projetos de energias renováveis
- A Iberdrola e a Holcim, líder mundial em soluções de construção inovadores e sustentáveis, assinam um acordo de compra e venda de energia limpa (PPA) na Alemanha
- A Iberdrola fornecerá à Holcim 250 gigawatts-hora (GWh) por ano de energia renovável proveniente do seu parque eólico offshore Baltic Eagle
- As empresas também concordaram em colaborar numa vasta gama de novas iniciativas de sustentabilidade
A Iberdrola, uma das maiores empresas de energias renováveis do mundo, e a Holcim, líder global em soluções de construção inovadoras e sustentáveis, assinaram um novo e importante Acordo de Compra de Energia Limpa (PPA) na Alemanha - e concordaram em trabalhar em conjunto numa vasta gama de novas iniciativas de sustentabilidade.
Por conta do novo acordo, a Iberdrola fornecerá à Holcim 250 gigawatts-hora (GWh) por ano de energia renovável proveniente do seu parque eólico offshore Baltic Eagle na Alemanha. Esta energia limpa ajudará a acelerar o objectivo da Holcim de alcançar a neutralidade energética na Alemanha, onde estabeleceu o objetivo de aumentar a utilização de energia renovável em suas operações para mais de 80% até 2030.
O parque eólico offshore Baltic Eagle está actualmente em construção no Mar Báltico, a norte da ilha de Rügen, e terá uma capacidade total de 476 megawatts (MW) quando estiver concluído em 2024.
Como parte de um acordo mais amplo, as duas empresas criaram um grupo de trabalho para explorar o potencial de uma vasta gama de novos projectos relacionados com a sustentabilidade na Europa e, potencialmente, em outros continentes.
As propostas em desenvolvimento incluem possíveis PPA adicionais para descarbonizar as operações, bem como a análise de localizações adequadas para desenvolver instalações de energia renovável no local em instalações operacionais de propriedade da Holcim, desde energia solar fotovoltaica a hidrogênio verde.
A Iberdrola também ajudará a Holcim a analisar projectos que possam contribuir para aumentar a eletrificação de processos industriais existentes e impulsionar as soluções de mobilidade eléctrica.
Em última análise, a longo prazo, ambas as empresas pretendem utilizar cimento verde 100% isento de emissões para ajudar a construir projetos de energias renováveis em todo o mundo.
Aitor Moso, Diretor do Negócio de Clientes da Iberdrola, afirmou: "A Iberdrola está orgulhosa de trabalhar com a Holcim e de apoiar o seu esforço para estar na vanguarda da sustentabilidade em soluções de construção. O nosso acordo permitirá que a energia limpa proveniente da energia eólica offshore apoie imediatamente as operações da Holcim, e ambas as empresas pretendem aumentar nossa colaboração sustentável nas próximas semanas, meses e anos”.
"Todas as empresas e setores devem inovar e ter uma estratégia clara e realista para reduzir as emissões e atingir o objetivo de um mundo net zero. Acordos inovadores como o que estabelecemos com a Holcim reúnem as melhores iniciativas de diferentes setores e ajudam a acelerar o caminho para a energia zero líquida”.
Rodrigo Martín Flores, Diretor de Infraestruturas e Gestão de Grandes Contas da Holcim, afirmou: "Estou muito satisfeito por assinar este acordo com a Iberdrola e me juntar a outro líder global em sustentabilidade para acelerar a construção de infraestruturas sustentáveis para energias renováveis. A transição para a energia zero líquida exige uma colaboração profunda em toda a nossa cadeia de valor. Nenhuma organização o pode fazer sozinha”.
Nos últimos meses, a Iberdrola estabeleceu várias parcerias transversais de longo prazo para promover a descarbonização da economia:
- Recentemente, a Iberdrola e a MAPFRE avançaram com a sua aliança estratégica para o desenvolvimento de energias renováveis onshore em Espanha, acrescentando 100 MW adicionais através de uma joint venture, que já tem uma capacidade de 450 MW.
- No início deste ano, a Iberdrola e o Norges Bank Investment Management assinaram uma aliança para co-investir em 1.265 MW de nova capacidade renovável em Espanha.
- A Iberdrola e a BP também assinaram uma aliança estratégica em março para instalar 11.700 pontos de recarga rápida na Espanha e Portugal.