Notícia
2025-03-25 17:42:00.0 - 2025-03-25 17:42:00.0 UTC +01:00Iberdrola convoca sua Assembleia Geral de Acionistas para o próximo dia 30 de maio
- Em 2024, a empresa registrou números recordes de resultados, dividendos, contribuição social e capitalização de mercado, superando a cifra de 90 bilhões de euros, o que consolida sua posição como a maior empresa de energia elétrica da Europa e a segunda maior do mundo.
O Conselho de Administração da Iberdrola decidiu, em sua reunião de hoje, convocar a Assembleia Geral de Acionistas de 2025 da empresa para o próximo dia 30 de maio.
A Iberdrola submeterá à aprovação de seus acionistas os resultados do exercício, no qual investiu 17 bilhões de euros e registrou um lucro líquido de 5,612 bilhões de euros. Isso permitiu ao Conselho de Administração propor à Assembleia Geral um dividendo complementar de 0,404 euros brutos por ação, que somados aos 0,231 euros pagos antecipadamente em janeiro, totalizam 0,635 euros por ação para os milhares de investidores que aplicam na Iberdrola, com um aumento de 15% em relação ao exercício anterior.
Além disso, pelo quarto ano consecutivo, o Conselho de Administração propôs distribuir um dividendo de 0,005 euros por ação a todos os acionistas com direito a participar da Assembleia Geral, caso esta atinja um quórum mínimo de 70%. Com isso, a empresa reafirma seu compromisso de incentivar a participação de seus milhares de acionistas e seu envolvimento nas decisões da empresa, tanto na Assembleia quanto ao longo do ano.
No total, a pauta da próxima AGM incluirá 26 propostas de deliberação, entre as quais se destacam alterações no Estatuto Social e uma atualização dos Regulamentos da Assembleia Geral de Acionistas, com o objetivo de continuar promovendo a transparência e uma governança corporativa cada vez mais robusta, sólida e completa. Com essa mesma visão de melhoria contínua, o Conselho de Administração da empresa aprovou hoje a revisão de diversas normas e políticas internas.
Além disso, conforme indicado anteriormente, serão submetidos à aprovação as contas anuais, o relatório de gestão, a declaração de informações não financeiras de 2024 e duas novas edições do sistema de dividendo opcional "Iberdrola Retribución Flexible".
Por fim, será proposta à Assembleia Geral de Acionistas as reeleições de Ángel Jesús Acebes Paniagua e Juan Manuel González Serna como conselheiros independentes, além da ratificação e reeleição de Ana Colonques García-Planas como conselheira independente, que integrou no Conselho de Administração em dezembro passado, assim como a manutenção do número de membros do Conselho de Administração em 14.
Com essas propostas, preserva-se a estrutura do Conselho, com 2 membros executivos e 12 externos, dos quais 92% são considerados conselheiros independentes.
Liderando o crescimento
A empresa, que em 2024 consolidou sua posição como a maior empresa de energia elétrica da Europa por capitalização e a segunda maior do mundo, com um valor de mercado de ações de mais de 90 bilhões de euros, obteve um lucro líquido de 5,612 bilhões de euros em 2024 – um aumento de 17% em relação ao ano anterior – e acelerou seus investimentos até alcançar a cifra recorde de 17 bilhões de euros.
Programa de Recompra de Ações
Na reunião de hoje, o Conselho de Administração também decidiu implementar um novo programa de recompra de ações, com início previsto para o dia 29 de abril. O objetivo deste plano é manter estável o número de ações em circulação em torno de 6,24 bilhões. Para isso, com a aprovação prévia da Assembleia Geral de Acionistas, a Iberdrola amortizará até 200 milhões de suas próprias ações, o que representa 3,114% do capital social atual da empresa, incluindo as ações adquiridas no programa de recompra.