Notícia

2022-05-05 11:06:00.0

Iberdrola contribuirá para tornar sustentável a cadeia de valor dos veículos elétricos da Volkswagen

•    Ignacio Galán: "O acordo que assinamos com a Volkswagen significará cerca de 500 milhões de euros em investimentos em instalações renováveis para abastecê-las com energia verde"   

A Iberdrola e a Volkswagen apresentaram em Sagunt (Valência) um acordo de colaboração estratégica que contribuirá para tornar sustentável toda a cadeia de valor do veículo elétrico da futura megafábrica da montadora.

O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, agradeceu ao CEO da Volkswagen, Herbert Diess, pela possibilidade de participar desde o início do projeto da fábrica de baterias que a empresa automobilística vai desenvolver em Sagunt, já que se trata de um projeto estratégico para a Iberdrola porque "faz parte do nosso compromisso com a descarbonização dos processos de produção da indústria. Este é o grande valor que trazemos para esta fábrica, através da geração de energia renovável competitiva, parte dela para autoconsumo; soluções de recarga para a mobilidade da própria fábrica; maior eficiência energética e eletrificação de processos através do uso de bombas de calor ou hidrogênio verde".

O presidente da Iberdrola ressaltou que este acordo envolverá 500 milhões de euros em investimentos em energias renováveis para suprir a demanda de energia requerida pela megafábrica, o que evitará a emissão de 200.000 toneladas de CO2 para a atmosfera a cada ano.

Galán também destacou a importância desta futura instalação para acelerar a eletrificação da mobilidade, que atualmente gera 30% das emissões de gases de efeito estufa da Espanha.

Durante o encontro com Herbert Diess, Ignacio Galán reafirmou a necessidade de fortalecer o peso da indústria espanhola através de alianças como a que existe entre as duas empresas, o que permite aproveitar o potencial de todos os agentes para impulsionar a transição energética.

Para ter sucesso na transformação do tecido produtivo, o presidente da Iberdrola indicou que a estabilidade, a previsibilidade e o respeito à lei são essenciais para a obtenção do financiamento necessário para a sua realização.

Ignacio Galán destacou a importância da região de Valência para a Iberdrola, onde há mais de 120 anos "começamos a gerar energia limpa no rio Júcar, no Salto del Molinar, e onde temos a maior instalação de armazenamento de energia da Europa, Cortes-La Muela".