Notícia

2024-12-11 16:18:00.0 - 2024-12-11 16:18:00.0 UTC +01:00

Iberdrola concede à EnergyLoop o contrato de reciclagem de pás para sua primeira repotenciação na Espanha

A Iberdrola concedeu à EnergyLoop o contrato para realizar a reciclagem das pás e a gestão dos resíduos de componentes dos parques eólicos Isabela e Molar de Molinar, os primeiros empreendimentos eólicos da Iberdrola que serão repotenciados na Espanha. No total, serão desativados 139 aerogeradores, o que representa 417 pás que, juntas, pesam mais de 800 toneladas.

A EnergyLoop foi criada em 2022 como uma aliança entre a Iberdrola Ventures Perseo – por meio de seu programa Venture Builder para o lançamento de novos negócios inovadores e sustentáveis – e a FCC Ámbito – subsidiária da FCC Servicios Medio Ambiente especializada em gestão integrada de resíduos – com o objetivo de liderar a reciclagem de pás de aerogeradores em escala industrial na Espanha e em Portugal em uma instalação pioneira. 

A fábrica de reciclagem de pás da EnergyLoop, localizada em Navarra, deve começar a operar no início de 2025. Nesse meio tempo, a companhia já possui todas as instalações e licenças necessárias para receber e coletar as pás. 

Um dos fatores mais importantes durante o processo de desativação é a gestão dos resíduos das turbinas substituídas, principalmente as pás. O Grupo Iberdrola já estabeleceu o objetivo de reciclar 50% das pás dos aerogeradores e painéis solares desativados até 2025 e 100% até 2030, uma meta alinhada com seu compromisso com o uso eficiente dos recursos e contemplada em seu Plano de Economia Circular. Esse propósito envolve uma mudança cultural na maneira de entender o sistema de produção e consumo para lidar com a falta de recursos, o impacto ambiental, a criação de valor e o emprego. 

Leia a notícia completa na Sala de Comunicação da Iberdrola España.