Notícia

Uma dezena de especialistas participou nesta manhã da sexta edição do Seminário “Forças Armadas e Sociedade Civil”

2019-10-02 00:00:00.0

A Iberdrola e o CESEDEN analisam o papel da Forças Armadas e das empresas no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

  • A jornada ‘Os ODS: engajamento das Forças Armadas e das empresas’ foi encerrada pelo Tenente-general de Infantaria da Marinha a cargo do CESEDEN, Francisco de Paula Bisbal Pons, e pelo Secretário do Conselho de Administração da Iberdrola, Julián Martínez-Simancas

A Iberdrola e o Centro Superior de Estudos da Defesa Nacional (CESEDEN), principal centro docente militar conjunto das Forças Armadas espanholas, comemoraram nesta manhã a sexta edição do Seminário Forças Armadas e Sociedade Civil. Nesta ocasião, foi concentrada no papel das Forças Armadas e das empresas no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da ONU.

A abertura desta jornada, às 9 horas, foi comandada por Francisco José Dacoba Cerviño, General de Brigada, Diretor do Instituto Espanhol de Estudos Estratégicos e Codiretor do seminário; Manuel Aragón Reyes, professor catedrático de Direito Constitucional da Universidade Autónoma de Madri e Codiretor do seminário, e Santiago Martínez Garrido, Diretor dos Serviços Jurídicos da Iberdrola.

Durante a mesma, uma dezena de especialistas nos ODS debateu sobre a necessidade de promover os 17 objetivos definidos pela ONU em 2015, os quais são fundamentais para o futuro da humanidade e que incluem desde a eliminação da pobreza até o combate contra as mudanças climáticas, educação, igualdade da mulher, defesa do meio ambiente ou projeto das cidades.

Desta forma, na primeira parte do seminário intitulada Significado e função dos Objetivos mundiais de Desenvolvimento Sustentável (ODS), interveio María del Mar Hidalgo García, analista do Instituto Espanhol de Estudos Estratégicos (IEEE), que falou da Noção de desenvolvimento sustentável. A seguir, Blanca Palacián de Inza, também analista do IEEE, expôs a necessidade de uma ação global para combater a pobreza e a desigualdade.

Posteriormente, Carlos Sallé Alonso, Diretor de Política Energética e Mudanças Climáticas da Iberdrola, concentrou-se na Colaboração dos Estados e da sociedade civil para alcançar os ODS. Por último, Manuel Aragón Reyes ressaltou o fato dos ODS serem uma garantia material dos direitos humanos.


O engajamento essencial das Forças Armadas e das empresas

A segunda parte do seminário, sob o título O engajamento das Forças Armadas e das empresas nos ODS, contou com a participação do Coronel e analista associado do IEEE Juan Alberto Mora Tebas, que concentrou sua participação nos ODS como fator relevante da defesa e da segurança do Sahel. Mais tarde, Jesús Díez Alcalde, Tenente-coronel do Exército e também analista do IEEE, explicou a contribuição das Forças Armadas para o objetivo 16: Paz e justiça.

Em seguida, falaram dois representantes da Iberdrola: Agustín Delgado Martín, Diretor de Inovação, Sustentabilidade e Qualidade, e Mónica Oviedo Céspedes, Responsável de Sustentabilidade. O primeiro abordou A contribuição das empresas aos ODS e a segunda expôs o Plano de integração dos mesmos na empresa.

Cabe destacar, nesta linha, o firme compromisso da Iberdrola com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A empresa concentra seus esforços no fornecimento de energia acessível e não poluente (objetivo 7) e na ação pelo clima (objetivo 13), embora contribua diretamente para garantir água limpa e saneamento (objetivo 6); aumentou seu investimento em atividades de P&D+I (objetivo 9); promove o respeito pela vida dos ecossistemas terrestres (objetivo 15) e trabalha para estabelecer alianças visando cumprir os objetivos (objetivo 17).

O Seminário Forças Armadas e Sociedade Civil: Os ODS: engajamento das Forças Armadas e das empresas’ foi encerrado, por volta das 14:00 horas, pelo Tenente-general de Infantaria da Marinha encarregado do CESEDEN, Francisco de Paula Bisbal Pons, e pelo Secretário do Conselho de Administração da Iberdrola, Julián Martínez-Simancas.

Acesso a informação legal