Notícia
Balanço energético do primeiro trimestre de 2025
Iberdrola bate seu recorde trimestral de energia distribuída graças ao aumento da demanda e à eletrificação da economia
- A Iberdrola atinge 62.577 GWh distribuídos nos primeiros três meses de 2025 e registra crescimento em todas as regiões onde desenvolve sua atividade de rede elétrica.
- A principal empresa de energia elétrica da Europa em termos de capitalização de mercado soma uma capacidade de energia renovável de mais de 44.600 MW e consolida sua posição como uma das companhias mais comprometidas com a independência energética e a segurança do fornecimento.
A Iberdrola superou seus números históricos eletricidade distribuída por meio de suas redes elétricas em um trimestre com 62.577 GWh, um aumento de 1,7% em relação ao mesmo período de 2024, conforme divulgado hoje à Comissão Nacional do Mercado de Valores da Espanha (CNMV).
Este bom desempenho operacional dos negócios de redes é resultado do aumento da demanda de energia elétrica em todas as áreas onde a empresa opera, como Espanha, Reino Unido, Estados Unidos e Brasil, e também de uma maior eletrificação da economia.
A empresa alcançou 25.222 GWh de geração renovável durante os três primeiros meses do ano, 4,9% a mais do que no mesmo período do ano anterior. Por país, destacam-se os aumentos de produção no Brasil (+24,6%) e nos Estados Unidos (+8,3%). A Espanha voltou a atingir níveis recordes de geração na primeira parte do ano, ultrapassando 10.737 GWh de renováveis, um aumento de 2,4%.
A Iberdrola instalou mais de 2.511 MW de capacidade renovável nos últimos doze meses, aumentando sua capacidade renovável instalada em 5,4% em comparação com o mesmo período do ano passado. Isso eleva a capacidade renovável total do grupo para 44.675 MW. Merece destaque foi o início das operações do emblemático projeto eólico offshore de Saint Brieuc (496 MW), na região da Bretanha, na França.
Compromisso com a eletrificação
Estes resultados trimestrais confirmam o compromisso da Iberdrola com a eletrificação da economia, a autossuficiência energética, a segurança no fornecimento e a transformação do setor energético, impulsionados por investimentos que ultrapassam 160 bilhões de euros nos últimos 25 anos.
A principal empresa de energia elétrica da Europa em valor de mercado gera energia 100% livre de emissões em países como Reino Unido, Brasil, França, Itália, Alemanha, Polônia, Portugal e Grécia. Na Espanha, a geração livre de emissões chega a 92%.