Notícia
Balanço energético 2024
Iberdrola bate recorde de energia distribuída graças à recuperação da demanda e à eletrificação
- A energia transmitida pela Iberdrola cresce em todos os países onde a empresa conta com linhas de transmissão.
- A geração renovável da maior empresa de energia elétrica da Europa por capitalização de mercado também atinge níveis recordes diante do aumento da demanda.
A Iberdrola continua avançando em seu compromisso com a eletrificação como única forma de reduzir a dependência energética e melhorar a competitividade da economia. A empresa europeia líder no setor de energia em termos de capitalização de mercado bateu seu recorde de eletricidade distribuída – a energia transmitida através de suas redes – em 2024 com 238.164 GWh, o que representa uma alta de 1,9% em relação a 2023, conforme relatado à Comissão Nacional do Mercado de Valores da Espanha (CNMV).
O bom desempenho do negócio de distribuição de eletricidade deve-se à recuperação da demanda de eletricidade em todas as áreas onde a companhia opera linhas de transmissão na Espanha, no Reino Unido, nos Estados Unidos e no Brasil, e à eletrificação.
O aumento da demanda de eletricidade também aumentou a produção renovável da Iberdrola, que atingiu um recorde de 83.300 GWh, 5% a mais que no ano anterior. A produção total da empresa ficou em 132.499 GWh (-21,4%), levando em conta que a venda de 8.500 MW de usinas de ciclo combinado no México foi concluída no primeiro trimestre de 2024.
Além dos dois feitos anteriores, a capacidade renovável da empresa também encerrará 2024 com um número histórico de 44.478 MW, depois de acrescentar 2.440 MW de nova capacidade nos últimos 12 meses.
Esse triplo recorde conseguido pela Iberdrola em distribuição de eletricidade, geração renovável e capacidade "verde" instalada é resultado dos investimentos realizados, que aceleram a instalação de redes elétricas e energias renováveis, principalmente tecnologias gerenciáveis, como o armazenamento por bombeamento.
Compromisso com a eletrificação
Dado o compromisso da empresa com as energias renováveis, o Grupo gera energia 100% livre de emissões em países como Reino Unido, Brasil, França, Itália, Alemanha, Polônia, Portugal e Grécia. A produção livre de emissões chega a 90% na Espanha.
Esse resultado positivo do balanço energético faz parte do roadmap da empresa, que planeja continuar promovendo a eletrificação como a única maneira de obter autonomia energética e, consequentemente, maior eficiência energética e econômica para todos os consumidores.
Durante mais de duas décadas, a Iberdrola tomou a iniciativa de transformar o setor energético com investimentos que já ultrapassaram 160 bilhões de euros nesse período. E o objetivo é continuar contribuindo para esse fim no futuro, com investimentos que chegarão a 46 bilhões de euros – 41 bilhões de euros anunciados no plano estratégico mais os 5 bilhões de euros da ENW –, podendo alcançar a cifra a 100 bilhões de euros nos próximos anos.
A empresa prevê atualizar seu Plano Estratégico 2024-2026 na segunda quinzena de setembro.