Notícia
2024-11-15 12:00:00.0 - 2024-11-15 12:00:00.0 UTC +01:00Iberdrola aprimorará seus parques eólicos com novas fórmulas de medição de vento em suas turbinas
- A empresa de energia elétrica líder do mundo em capacidade eólica, com aproximadamente 23.000 MW, lança um programa para melhorar a medição das turbinas em suas instalações.
A Iberdrola, por meio de seu programa de start-ups, o Perseo, lançou um desafio para desenvolver novas fórmulas de medição de vento.
A solução deve usar sensores tradicionais e de última geração e incluir a medição da velocidade e da direção do vento. Também deve ser instalada de maneira efetiva em diferentes posições no parque eólico e ser capaz de realizar uma campanha de medição completa em várias turbinas. Além da confiabilidade e da precisão da medição, será avaliada a facilidade de implantação dessa solução.
O monitoramento das condições e do desempenho dos parques eólicos é fundamental para entender como as condições variáveis do vento determinam a produção elétrica das turbinas. Esse é o motivo da atual medida tomada pela Iberdrola, que possui 400 parques eólicos em operação e mais de 15.000 turbinas eólicas.
O prêmio será a licença para desenvolver um projeto com a solução em um dos parques eólicos em operação da Iberdrola. Além disso, o programa poderá oferecer ao vencedor a oportunidade de escalar a solução por meio de acordos comerciais, considerando a possibilidade de investir na empresa participante ou na solução vencedora. O prazo para envio é 1º de dezembro.
A Iberdrola é a empresa de energia elétrica líder mundial em termos de capacidade eólica, com cerca de 23.000 MW instalados em todo o mundo. A energia eólica onshore representa aproximadamente 21.000 MW, o que cobre 37% da capacidade total da companhia elétrica, e sua geração chegou a 33.000 GWh nos primeiros nove meses do ano, mais da metade de sua produção renovável total, que foi de 63.300 GWh.
A energia eólica offshore é um dos principais motores de crescimento da maior empresa de energia elétrica da Europa por valor de mercado de ações, com um aumento de 47,5% nos últimos 12 meses para quase 2.400 MW de capacidade, graças principalmente a seus novos parques eólicos na França e na Alemanha.
Um elemento essencial de crescimento
O plano da Iberdrola é destinar, entre o exercício atual e 2026, cerca de 15,5 bilhões de euros para o desenvolvimento de projetos renováveis, incluindo 5 bilhões aportados por entidades parceiras. A metade desse montante será destinada à energia eólica offshore nos Estados Unidos, no Reino Unido, na França e na Alemanha. Entre janeiro e setembro, a empresa instalou cerca de 800 MW dessa tecnologia, principalmente por meio dos parques eólicos Saint Brieuc (França) e Baltic Eagle (Alemanha), chegando a quase 2.400 MW.
Com esse progresso, os projetos eólicos offshore previstos no plano estratégico 24-26 já estão garantidos e em construção, e espera-se que 4.800 MW de nova capacidade estejam operacionais até 2026.
O motor das start-ups do setor de energia
Desde sua criação em 2008, o PERSEO investiu mais de 200 milhões de euros em start-ups que desenvolvem tecnologias e modelos de negócios inovadores, com foco naqueles que melhoram a sustentabilidade do setor de energia por meio de uma maior eletrificação e descarbonização da economia. O programa tem concentrado suas ações na análise de oportunidades de negócios e na colaboração tecnológica com start-ups e empresas emergentes em todo o mundo.