Notícia
2024-10-09 15:34:00.0Iberdrola aposta em inovação, sustentabilidade e redes inteligentes na Startup Olé Salamanca
- Este que é o principal evento de empreendedorismo tecnológico do mundo reúne mais de 40.000 participantes de mais de 120 países; mais de 1.500 startups, scale-ups e spin-offs; mais de 1.200 palestrantes; e mais de 300 corporações e investidores com um portfólio de investimentos de mais de 100 bilhões de euros.
- Há mais de 15 anos que a empresa vem inovando no setor de energia por meio de seu programa de start-ups, o PERSEO, que investiu mais de 200 milhões de euros desde 2008.
- O Global Smart Grids Innovation Hub da Iberdrola, localizado em Bilbao, um centro mundial de inovação e conhecimento em redes inteligentes, viaja a Salamanca nestes dias para ajudar a responder aos desafios da transição energética.
A Iberdrola reafirmou seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade, a transformação digital e o conhecimento em redes inteligentes na Startup Olé Salamanca, um importante evento global de empreendedorismo tecnológico.
A responsável pelo negócio de Redes da Iberdrola em Salamanca, Ávila e Zamora, Elsa García, e o responsável pelo PERSEO – Programa de Investimento e Inovação Aberta com Start-ups da Iberdrola –, Óscar Cantalejo, apresentaram esta manhã, no espaço montado pela empresa no Startup Olé, um dos eventos internacionais mais importantes do ecossistema empreendedor que está sendo realizado esta semana na cidade de Salamanca, as principais inovações nas quais a Iberdrola está trabalhando e investindo.
Cantalejo destacou o compromisso da empresa com os empreendedores: "Estamos investindo e trabalhando com start-ups desde 2008 para promover um setor mais sustentável e voltado para o futuro em torno da transição energética, gerando empregos de qualidade e progresso. Essa colaboração com start-ups é fundamental para continuar acelerando a descarbonização e a eletrificação da economia, e nos permite apoiar o crescimento da Iberdrola com parceiros tecnológicos ágeis e dinâmicos".
Elsa García ressaltou que "a Iberdrola quer se manter na vanguarda da transição energética, desenvolvendo novos modelos de negócio e tecnológicos nas redes de distribuição. O sistema elétrico está passando por uma transformação sem precedentes e as redes se tornaram a pedra angular da revolução energética; e uma plataforma essencial para avançar em direção a uma economia descarbonizada, que favorece o desenvolvimento de um sistema elétrico com mais fontes renováveis, mobilidade sustentável, cidades inteligentes e autoconsumo".
No espaço de inovação da empresa na Startup Olé, Garcia mostrou uma subestação elétrica modelada em 3D e representada em realidade virtual estendida (Digital Twin), diferentes casos de uso com drones com vídeos de inspeção impressionantes e uma iniciativa-piloto com tecnologia de ponta para isolar linhas de energia e proteger a avifauna local. "Projetos pioneiros de tecnologia, quase imperceptíveis ao olho humano, mas que podem ser uma solução eficaz e altamente avançada para proteger o meio ambiente", afirmou.
Centro Mundial de Inovação em Redes Inteligentes
O Negócio de Redes da Iberdrola, por meio do Global Smart Grids Innovation Hub (GSGIH), criou um ecossistema para promover a inovação, desenvolvendo talentos por meio de colaborações com universidades que oferecem oportunidades a estudantes e preparam os profissionais do futuro.
Mais de 15 anos de inovação
Há mais de 15 anos que a Iberdrola inova no setor energético com seu programa de start-ups, o PERSEO, que investiu mais de 200 milhões de euros em start-ups que desenvolvem tecnologias e modelos de negócios inovadores, com foco naqueles que melhoram a sustentabilidade do setor energético através de uma maior eletrificação e descarbonização da economia.
O ecossistema do programa inclui mais de 7.500 start-ups, incluindo unicórnios – empresas avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares –.
Transferência de tecnologia entre universidade e empresa
A Iberdrola, que por mais um ano se tornou uma das principais promotoras da Startup Olé por meio de sua vertical de Transição Energética, demonstrou em Salamanca seu compromisso com o empreendedorismo e a inovação e reafirma seu compromisso com a transformação digital e a sustentabilidade e sua colaboração com a Universidade de Salamanca, na qual promove ativamente a promoção da transferência de tecnologia entre universidade e empresa, em uma estreita aliança para o lançamento de projetos de P&D&I e iniciativas de formação em áreas de interesse comum.