Notícia

2024-02-11 11:00:00.0

Apoiamos as mulheres e seu desenvolvimento em carreiras científicas

  • A empresa cria e lidera diferentes iniciativas e alianças que facilitam a integração de mulheres em cargos STEM nos países em que está presente.
  • Os programas visam apoiar as mulheres em momentos importantes de suas carreiras, desde a infância.

O setor de energia tem sido historicamente um campo dominado por homens em todos os perfis profissionais e níveis de habilidade. Como consequência, e apesar de representar 48% da força de trabalho global, a presença de mulheres nesse setor, de acordo com a Agência Internacional de Energia, é de 22%, chegando a 32% em negócios renováveis.

A Iberdrola, ciente dessa realidade e de que a presença das mulheres no setor energético é fundamental, desenvolve e lidera diferentes iniciativas que facilitam sua integração em cargos STEM (carreiras relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática) nos países em que opera. 

Especificamente, a empresa desenvolve iniciativas na Espanha, no Reino Unido, nos Estados Unidos, no México, no Brasil e na Austrália, entre outros países, estabelecendo alianças estratégicas, apoiando e dando visibilidade a outras instituições comprometidas com a inclusão das mulheres.  

A empresa almeja gerar um impacto que vá além de sua organização e que seja sustentável ao longo do tempo, e é por isso que, há anos, vem trabalhando na implementação de práticas, tanto internas quanto externas, que buscam apoiar as mulheres em momentos importantes de suas carreiras. 

Em primeiro lugar, despertando o interesse de meninas e jovens pelas áreas STEM e, em seguida, apoiando-as em sua formação e integração no mercado de trabalho, bem como acelerando o desenvolvimento de suas funcionárias e dando visibilidade a profissionais de destaque, o que contribui para combater os preconceitos de gênero.

Impulso internacional

Entre os programas realizados pela empresa estão aqueles destinados a promover o desenvolvimento e dar visibilidade a mulheres líderes. Com o objetivo de criar e manter uma força de trabalho diversificada, em aliança com instituições locais onde está presente, promove o estudo de carreiras STEM, especialmente para mulheres, oferecendo bolsas de estudo e incentivos educacionais, criando oportunidades de acesso ao mercado de trabalho. 

Na Espanha, além dos diferentes projetos de treinamento para meninas e mulheres jovens, acordos com diferentes entidades, como a Innobasque (Agência de Inovação do País Basco) ou alianças como a do Ministério da Educação, da Universidad Pontificia Comillas ou da EMT, entre outras, este ano a iniciativa Technovation Girls foi adicionada à lista. Esse é um programa de inovação e empreendedorismo no qual meninas e adolescentes trabalham em conjunto com mentores voluntários para resolver problemas em seu ambiente por meio do uso da tecnologia. 

Nos Estados Unidos, a Fundação Avangrid, em colaboração com a organização Girls Inc., promove o programa Eureka! destinado a promover treinamento intensivo e estágios em empresas relacionadas a carreiras STEM para jovens mulheres de grupos minoritários ou nas primeiras universidades de suas famílias durante cinco anos. A Iberdrola nos Estados Unidos também apoia a Society of Women Engineers (SWE). Além disso, em 2021, a empresa se uniu à Paradigm for Parity, uma coalizão de organizações dedicadas a abordar as lacunas raciais e de gênero nas empresas e alcançar a paridade total de gênero até 2030.

No Reino Unido, a Iberdrola, por meio de sua filial ScottishPower, é membro da POWERful Women, uma iniciativa para promover a diversidade de gênero no setor energético. Além disso, a empresa também tem uma rede de funcionárias chamada SP Connected Women, que oferece uma plataforma para que seus membros se reúnam regularmente e compartilhem suas experiências e ideias, tanto internamente quanto em eventos externos.

No México, a Iberdrola realiza, desde 2018, o fórum Mulheres com Energia, um espaço de diálogo e formação sobre diversidade, equidade e inclusão para promover iniciativas para reduzir a brecha de gênero. Além disso, em 2023, a empresa realizou a quarta convocatória para suas bolsas de estudo STEM, um programa realizado desde 2019 em aliança com instituições locais que busca promover o estudo da engenharia entre os jovens de Oaxaca.

No Brasil, por meio da Neoenergia, a empresa se comprometeu em 2023 com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) a aumentar em mais de 30% o número de mulheres e negros em cargos de liderança até 2025 em todas as suas unidades de negócio no país. Além disso, destaca também a Escola de Eletricistas para Mulheres, que tem como objetivo promover a inserção de mulheres em cargos do setor elétrico que são predominantemente ocupados por homens. Desde seu lançamento, em 2017, já capacitou 850 mulheres, das quais quase 600 foram contratadas.  

Na Austrália, a Iberdrola apoiou a associação setorial Women in Energy Network (WIEN) em 2022, que busca promover o avanço das mulheres no setor de energia por meio de networking, compartilhamento de conhecimento e geração de oportunidades de liderança.