Notícia

2025-02-03 12:01:00.0

Iberdrola e Amazon expandem parceria global em energias renováveis e utilizam a cloud da AWS para escalar os negócios da Iberdrola

  • Primeiros PPA (contratos de aquisição de energia) celebrados em Portugal e Espanha: um total de 476 MW, e parceria global em cinco países.
  • Desde os primeiros acordos de PPA, a Amazon já possibilitou mais de +66.000 GWh de energia renovável, a nível global, à Iberdrola.
  • Em 2024, a Iberdrola migrou, com sucesso, uma série de aplicações para AWS, incluindo o DOMINA Renewables Operations & Maintenance.
  • A Iberdrola vai aproveitar a agilidade e escalabilidade da AWS e implementar uma plataforma de serviço de Desktop Virtual através do Amazon WorkSpaces Core.
  • A Iberdrola e a Amazon ampliaram a sua parceria estratégica, assinada em 2022 para PPAs de energia renovável e serviços na cloud, o que vai permitir a migração de mais processos de trabalho para a Região AWS de Espanha.
     

Lisboa, 3 de fevereiro de 2025 - A Amazon e a Iberdrola, uma das maiores empresas de energia limpa do mundo, adicionaram 476 megawatts (MW) de acordos de compra de energia (PPA) à sua parceria global em energias renováveis, e expandiram a sua presença a cinco novos países.

Os novos PPA incluem o primeiro PPA da Amazon em Portugal, para 219 MW, com origem no Complexo Eólico do Tâmega, que passará a ser o maior parque eólico de Portugal, e cuja construção está prevista para 2025. A parceria também se expandiu para Espanha, com dois PPA de escala industrial fechados para um total de 257 MW de energia solar e eólica. Os três projetos equivalem a 1.093 GWh de eletricidade livre de carbono por ano, o suficiente para abastecer o equivalente a cerca de 300.000 casas por ano.

À parceria estratégica de 2022, para PPA de energia renovável e serviços de cloud, as duas empresas passam a permitir que ambas as partes colaborem em projetos adicionais em mercados existentes e novos. No total, desde o primeiro PPA assinado, a Amazon já contratou – em todo o mundo – mais de 66.000 GWh de energia renovável à Iberdrola.

Em agosto de 2024 a Iberdrola selecionou globalmente a AWS como o fornecedor de cloud preferencial para fluxos de trabalho de inteligência artificial (IA) generativa. Utilizando as funcionalidades de IA da AWS, a área de distribuição da Iberdrola está agora a inovar no processo de ligação à rede para novos pontos de fornecimento. A área de renováveis da Iberdrola está a otimizar o seu processo de design de parques eólicos – ao aproveitar o poder de computação da cloud da AWS – para simular efeitos de esteira (quando o vento ao passar pela turbina perde velocidade e se torna instável), e, assim, melhorar ainda mais o layout e a eficiência das turbinas eólicas.

< A Iberdrola também está a recorrer a High Performance Computing (HPC) da AWS para melhorar o desempenho das simulações de previsão meteorológica em todos os seus 400 parques eólicos por todo o mundo. Mas há mais iniciativas inovadoras planeadas para 2025, que incluem a construção de uma plataforma de Desktop Virtual as a Service na AWS, com serviços como o Amazon WorkSpaces, e a implementação de uma AWS Landing Zone para apoiar a migração de processos de trabalho críticos para a Região AWS em Espanha.
Em detalhe, os novos acordos de PPA incluem:

 

  • 219 MW contratados pela Amazon ao Complexo Eólico do Tâmega. Aquele que vai ser o maior projeto de hibridização verde do país – projetado para fazer uso eficiente do ponto de ligação à rede já construído no complexo hidroelétrico do Tâmega. Com um investimento total da Iberdrola de cerca de 350 milhões de euros, o projeto de 274 MW vai alimentar o consumo equivalente a 128.000 casas por ano e criar mais de 700 empregos no pico da construção.
  • A Amazon vai adquirir 212 MW de capacidade à central fotovoltaica solar de Ciudad Rodrigo, em Salamanca, no oeste de Espanha. No total, o projeto produzirá energia limpa para abastecer o equivalente a 150.000 casas por ano. Com um investimento de perto de 200 milhões de euros por parte da Iberdrola, serão apoiados mais de 800 empregos durante os períodos de pico da construção. Como parte do projeto, a Iberdrola assumiu o compromisso com o município de Ciudad Rodrigo de apoiar a restauração da ‘Plaza Amayuelas’, para que esta volte a ser um espaço para toda a comunidade.
  • Adicionalmente, será adquirida a produção de 45 MW do parque eólico de Valdemoro, localizado na província de Burgos. Com uma capacidade instalada de 49,5 MW, capaz de abastecer o equivalente a 48.000 casas. O projeto é composto por onze turbinas eólicas, com 107,5 metros de altura e um diâmetro de rotor de 145 metros. Durante o pico da construção, o projeto irá criar 145 empregos, cerca de 40% dos quais serão provenientes de empreiteiros locais.

Os acordos de compra de energia renovável possibilitam que a Amazon passe a usar energia 100% renovável nas suas operações – de acordo com o compromisso de atingir carbono zero até 2040. De acordo com a Bloomberg NEF, a Amazon é, pelo quinto ano consecutivo, o maior comprador corporativo mundial de energia renovável. A empresa tem mais de 600 projetos solares e eólicos em todo o mundo. E a Iberdrola foi referida pela segunda vez consecutiva no relatório Pexapark Renewables Market Outlook 2025, como a principal vendedora de PPA na Europa.


Aitor Moso Raigoso, Vice-Presidente Executivo responsável pelo setor de Negócio com o Cliente da Iberdrola, afirma: “Com a Amazon, temos uma parceria que corresponde também ao nosso próprio compromisso: o de desenvolver energia sustentável e impulsionar a transição energética em todo o mundo. Na Iberdrola temos um extenso portefólio global de renováveis, mas procuramos continuamente expandir parcerias, acelerar a descarbonização e apoiar as empresas a atingir os seus objetivos climáticos. Adicionalmente, após a integração de tecnologia de IA da AWS no nosso negócio, temos já melhorias e resultados tangíveis: os nossos ativos de energia renovável são ainda mais eficientes, e estamos a ajudar as ‘redes inteligentes’ que operamos a serem ainda flexíveis e fiáveis.”


Lindsay McQuade, Diretora de Energia para EMEA na Amazon, confirma que: “A Amazon está empenhada na sua transição para energia sem carbono. Queremos atingir os objetivos do nosso Acordo Climático e apoiar a transição da Europa para fontes de energia mais sustentáveis. Queremos que a escalabilidade e os serviços de dados e IA da AWS apoiem a Iberdrola nos seus planos de crescimento. Juntos, vamos fornecer uma plataforma moderna de desktop virtual para os colaboradores da Iberdrola e impulsionar a inovação em todas as suas linhas de negócio. Assim, vamos aceleramos a inovação e a entrega e atingimos os nossos objetivos mais rapidamente.”


PPA de energia verde já assinados pela Amazon e pela Iberdrola:


EUA

  • Desert Wind - 208 MW
  • Midland Wind - 100 MW
  • Leaning Juniper Wind Repowering - 90 MW
  • Osagrove Flats Wind - 150 MW

Alemanha

  • Baltic Eagle Offshore - 190 MW
  • Windanker Offshore - 130 MW

Reino Unido

  • East Anglia THREE offshore - 159 MW
  • Beinn an Tuirc três - 50 MW