Notícia
2024-09-03 15:00:00.0 - 2024-09-03 15:00:00.0 UTC +02:00Iberdrola adquire dois contratos de energia eólica 'offshore' no Reino Unido para fornecer mais de 1.000 MW de eletricidade limpa
- Os contratos para East Anglia Two e East Anglia Three fornecerão mais de 1.000 MW de eletricidade limpa e verde, o suficiente para abastecer o equivalente a mais de um milhão de residências.
A Iberdrola, por meio de sua subsidiária no Reino Unido, a Scottish Power, conquistou dois contratos na sexta rodada de leilões de contratos por diferença por parte do governo britânico, o que fornecerá mais de 1.000 MW de energia limpa para mais de um milhão de residências.
Dessa forma, a empresa continuará desenvolvendo projetos de energia eólica offshore em todo o mundo, contribuindo para a transição energética e a descarbonização da economia.
Os contratos incluem o parque eólico East Anglia TWO, que terá uma capacidade de 963 MW. Esse novo projeto será localizado próximo ao East Anglia ONE, que, com 102 turbinas, porduz energia limpa desde 2020 para abastecer 630.000 residências no Reino Unido.
A empresa também recebeu um novo contrato de 158 MW do parque East Anglia THREE. Esse projeto, atualmente em construção e com previsão de inauguração em 2026, terá uma capacidade total de 1.400 MW e produzirá energia livre de emissões para 1,3 milhões residências.
Com esse compromisso, a Iberdrola apoia a recuperação verde em nível regional e nacional e ajuda o governo britânico a cumprir suas metas de neutralidade climática e independência dos combustíveis fósseis, que também são responsáveis pela volatilidade dos preços da energia.
Os projetos eólicos offshore de East Anglia também ajudarão a dar início a uma linha de investimentos econômicos para criar oportunidades de emprego e negócios em todo o leste da Inglaterra. Após o sucesso do East Anglia ONE, a Iberdrola continuará colaborando durante a construção do East Anglia TWO e East Anglia THREE com autoridades locais e universidades para maximizar os benefícios econômicos para a população local.
Compromisso com a energia eólica 'offshore'
Há duas décadas, a Iberdrola foi pioneira em energia eólica onshore e agora também é em energia eólica offshore. Essa tecnologia representa um dos principais vetores de crescimento da empresa. No final do primeiro semestre deste ano, em concreto, a empresa registrou 2.300 MW de energia eólica offshore instalada. Em 2025, esse número chegará a 3.000 MW e, em 2026, a 4.800 MW, graças a investimentos significativos em todo o mundo.
Além do East Anglia Hub, os projetos mais notáveis da empresa incluem Vineyard Wind I, nos Estados Unidos, Saint-Brieuc, na França, e seus três parques eólicos em águas bálticas: Wikinger, Baltic Eagle e Windanker.