Notícia
Iberdrola continua fortalecendo sua presença na Polônia, um dos novos mercados de crescimento da empresa
Iberdrola adjudica à Vestas um contrato de fornecimento de turbinas eólicas para um projeto na Polônia
- Iberdrola instalará 14 turbinas eólicas V126 com uma capacidade unitária de 3,6 MW em seu parque eólico Korytnica II, na província de Mazowieckie, a nordeste de Varsóvia
A Iberdrola segue avançando em seu compromisso com as energias renováveis na Polônia, um dos novos mercados de crescimento da empresa, com a adjudicação à Vestas de um novo contrato de fornecimento e instalação de turbinas para o parque eólico Korytnica II.
O projeto de 50,4 megawatts (MW), localizado na província de Mazowieckie, nordeste de Varsóvia, consistirá em 14 turbinas eólicas V126-3,45 MW, cuja capacidade foi aumentada para 3,6 MW, e uma altura de cubo de 132 metros.
A construção será realizada pela empresa de engenharia civil CJR Renewables, que já construiu o Korytnica I (82,5 MW) em 2015. As obras estão programadas para começar antes do final do ano e a entrega das turbinas eólicas deverá começar no quarto trimestre de 2022. A instalação será realizada pela Vestas em conformidade com um acordo-quadro de longo prazo.
A produção do Korytnica 2 será vendida através de um PPA apoiado por um contrato por diferença (CfD) obtido no quarto leilão realizado na Polônia em junho de 2021.
Com o início do funcionamento do Korytnica II, previsto para o início de 2023, a capacidade eólica terrestre da Iberdrola na Polônia chegará a 163 MW, incluindo os parques eólicos já operacionais Korytnica I (82,5 MW) e Zopowy (30 MW).
A Iberdrola também está desenvolvendo uma carteira de projetos eólicos offshore na Polônia que inclui sete projetos com uma capacidade potencial de até 7.300 MW.
Investimentos verdes para impulsionar a recuperação econômica
Há duas décadas, a Iberdrola vem liderando a transição energética, atuando como um motor de recuperação econômica verde, de criação de empregos e de transformação do tecido industrial.
A empresa lançou um plano de investimento de 75 bilhões de euros para o período de 2020-2025, com o objetivo de duplicar sua capacidade renovável e aproveitar as oportunidades oferecidas pela revolução energética enfrentada pelas principais economias mundiais.
Após vinte anos impulsionando a transição energética, com investimentos de 120.000 milhões de euros, a Iberdrola é líder em energias renováveis, com uma capacidade instalada de mais de 37.000 MW, tornando seu parque de geração um dos mais limpos do setor energético.
Com emissões de 98 grCO2/kWh, dois terços menos que a média europeia, a estratégia da Iberdrola de investir em energia limpa e redes permitirá que ela se torne uma empresa neutra em carbono na Europa até 2030.