Notícia

2024-12-19 13:20:00.0 - 2024-12-19 13:20:00.0 UTC +01:00

Hugh Elliott é nomeado novo presidente executivo da Iberdrola Energía Internacional

  • O ex-embaixador do Reino Unido na Espanha e ex-executivo da Anglo American PLC passa a integrar a subholding da Iberdrola, que agrupa seus ativos na França, Alemanha, Itália, Grécia e Portugal, além da Austrália e outros países.
  • María Helena Antolín Raybaud também foi nomeada diretora externa da empresa, após sua participação nos Conselhos de Administração da Iberdrola Renovables e da Iberdrola S.A. 
  • A Iberdrola Energía Internacional possui ativos de mais de 10 bilhões de euros e em setembro registrou um EBITDA de cerca de 450 milhões de euros, com um aumento de 48% graças aos seus novos parques eólicos na França e na Alemanha.

Em sua reunião de hoje, o Conselho da Iberdrola Energía Internacional nomeou Hugh Elliott como novo presidente da Iberdrola Energía Internacional, a partir de 1º de janeiro. Elliott desenvolveu sua carreira no British Foreign and Commonwealth Office – principalmente como embaixador na Espanha entre 2019 e 2024 – e no setor privado, na Anglo American PLC, onde foi chefe global de relações governamentais.

Na administração britânica, ocupou outros cargos, como o de diretor responsável pela renegociação de acordos internacionais após a saída da Grã-Bretanha da União Europeia e diretor para a Europa, além de ter sido diretor de comunicações no Foreign and Commonwealth Office e no Ministério para a Saída da União Europeia.

A Iberdrola Energía Internacional também incorporou María Helena Antolín Raybaud ao seu Conselho de Administração como conselheira externa, mantendo assim seu vínculo com o Grupo após sua passagem pelos Conselhos de Administração da Iberdrola Renovables e da Iberdrola S.A. Antolín é vice-presidente da Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE), membro dos Conselhos de Administração da INJAT e da Danosa e conselheira da seção de Comércio Exterior da França na Espanha. Antolín foi vice-presidente e membro do Comitê de Gestão do Grupo Antolin Irausa, S.A., onde também foi responsável pelos departamentos corporativos de Indústria e Estratégia, entre outras responsabilidades.

María Pla, que também preside o Comitê de Auditoria da empresa após uma extensa carreira nesse campo na PriceWaterhouse Coopers, e Francisco Bisbal, tenente-general da Marinha aposentado que, depois de ter tido várias responsabilidades operacionais, dirigiu o Centro Superior de Estudios de la Defensa Nacional entre 2019 e 2024, permanecem como diretores externos da empresa. 

Iberdrola Energía Internacional: uma plataforma para o crescimento

A Iberdrola Energía Internacional é a subholding da Iberdrola que agrupa suas atividades na Alemanha, França, Itália, Grécia e Portugal, bem como na Austrália e em outros países. Atualmente, conta com ativos de mais de 10 bilhões de euros e, em setembro, apresentava um EBITDA de quase 450 milhões de euros, um aumento de 48%.

A capacidade de energia renovável da Iberdrola Energía Internacional superou os 4.000 MW no terceiro trimestre de 2024 – últimos dados disponíveis – e sua produção cresceu 114%, promovida por um aumento de 114% na energia eólica offshore, tecnologia na qual conta com parques eólicos na França (Saint Brieuc, com 496 MW) e na Alemanha (Wikinger, com 350 MW, Baltic Eagle, com 476 MW, cuja instalação acaba de ser concluída, e Windanker, em construção), além de outros projetos na Austrália e no Japão.

Em energia eólica onshore e solar, a Iberdrola Energía Internacional possui 1.200 MW instalados na Austrália, onde também conta com 400 MW em construção, e cerca de 1.500 MW em operação na Itália, Portugal, Grécia, Polônia e Hungria.

A Iberdrola Energía Internacional concentra, portanto, os mercados que registraram um grande crescimento nos últimos anos para a Iberdrola, a principal empresa de energia elétrica da Europa em termos de capitalização de mercado e uma das três maiores do mundo, com um valor de mercado de ações de mais de 80 bilhões de euros.