Notícia
2024-12-03 18:23:00.0 - 2024-12-03 18:23:00.0 UTC +01:00Galán se reúne com o presidente Lula em Brasília e reafirma seu compromisso com o Brasil
- A Neoenergia, subsidiária brasileira da Iberdrola, investirá 45 bilhões de reais (7 bilhões de euros) até 2028.
- A Iberdrola, por meio de sua subsidiária brasileira Neoenergia, é a principal distribuidora do país, fornecendo eletricidade para mais de 40 milhões de brasileiros.
- A Neoenergia tem ativos totais de 16 bilhões de euros e 16.000 funcionários, com mais de 7.000 novas contratações nos últimos quatro anos.
Durante uma reunião nesta manhã em Brasília com o presidente do país, Luiz Inácio Lula da Silva, Galán ratificou seu compromisso com a transição energética do Brasil.
A reunião também contou com a presença dos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Casa Civil, Rui Costa, além do CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui.
A Neoenergia, filial da Iberdrola no país, planeja investir mais de 7 bilhões de euros - 45 bilhões de reais - entre 2024 e 2028 no Brasil graças ao marco regulatório das redes elétricas. De fato, a renovação das concessões de distribuição será concluída no primeiro semestre do próximo ano, reafirmando a estabilidade e a previsibilidade do setor elétrico brasileiro. A renovação será feita por um período de 30 anos, sem custo adicional, de acordo com a publicação.
Galán também transmitiu a Lula seu compromisso com a COP30, a ser realizada no Brasil em 2025.
Grande comprometimento com o país
A Iberdrola, por meio da Neoenergia, é a principal distribuidora no Brasil, fornecendo eletricidade para mais de 40 milhões de brasileiros. A empresa de eletricidade tem quase 730.000 quilômetros de linhas de energia no país e está presente em 18 estados e no distrito federal do país. A filial brasileira da Iberdrola possui cinco distribuidoras de eletricidade: Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Brasília (DF).
A Iberdrola também tem uma capacidade instalada no Brasil de cerca de 4.500 MW, dos quais 3.900 MW são renováveis. Sua base de ativos de rede regulada no país era de 10,3 bilhões de euros no final do terceiro trimestre, o que representa 27% do total, atrás apenas do Reino Unido e dos Estados Unidos (13,7 bilhões de euros).
A subsidiária da Iberdrola tem ativos totais de mais de 16 bilhões de euros, tem um total de quase 16.000 funcionários e contratou mais de 7.000 novos funcionários nos últimos quatro anos.
Por meio do Instituto Neoenergia, a empresa de energia elétrica promove o desenvolvimento sustentável com base em ações socioambientais e, assim, contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde atua, especialmente das pessoas mais vulneráveis, sempre visando ao desenvolvimento sustentável.