Notícia

O Grupo se torna a segunda maior operadora de linhas de transmissão do Reino Unido

2024-10-22 17:39:00.0 - 2024-10-22 17:39:00.0 UTC +02:00

Fechamos a compra da distribuidora britânica ENW

  • A empresa reforça a expansão da Iberdrola no segmento de transmissão em áreas com rating A: o Reino Unido se torna o país líder em termos de base de ativos regulados.

A Iberdrola acertou hoje a aquisição de 88% da Electricity North West (ENW), cujo valor total da empresa – 100% da companhia incluindo a dívida – alcança a cifra de aproximadamente 5 bilhões de euros. 

A aquisição faz parte da estratégia da Iberdrola de fortalecer seus negócios de transmissão em países com uma classificação sólida, como o rating de crédito AA do Reino Unido. Com essa operação, o Reino Unido se torna o principal país da empresa em termos de base de ativos de rede, com cerca de 14 bilhões de euros, seguido pelos EUA, com 13,3 bilhões de euros, de acordo com dados do final do primeiro semestre de 2024. 

A ENW representa uma oportunidade única para a Iberdrola, ao ser uma das duas empresas de distribuição da ScottishPower na Escócia e em Merseyside e País de Gales.

A distribuidora britânica fornece energia para quase cinco milhões de clientes no noroeste da Inglaterra, em cidades como Manchester, Lancaster e Barrow, e gerencia 60.000 quilômetros de linhas de distribuição de eletricidade. 

A compra acelera o compromisso e o crescimento da Iberdrola no negócio de transmissão, tornando-se a segunda maior empresa regulada de transmissão e distribuição de eletricidade no Reino Unido. De agora em diante, a Iberdrola distribuirá eletricidade para cerca de 12 milhões de pessoas e terá mais de 170.000 quilômetros de redes.  A empresa também empregará mais de 8.500 pessoas em todo o país. 

A Iberdrola e um consórcio de investidores japoneses liderado pela Kansai, que deterá uma participação de 12% na ENW, assinaram um acordo de acionistas para uma colaboração de longo prazo. 

A transação está sujeita à análise da Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido, de acordo com as regras aplicadas nesse tipo de operação.

Uma história de crescimento no Reino Unido

Desde a compra da ScottishPower, o Reino Unido tem sido um dos destinos de investimento da Iberdrola. Além disso, na semana passada, o presidente executivo da empresa, Ignacio Galán, anunciou planos para dobrar o investimento no Reino Unido para mais de 28 bilhões de euros – 24 bilhões de libras – até 2028. A Iberdrola também é a única empresa de serviços públicos do país que gera energia 100% livre de emissões.

Dois terços do investimento planejado pela empresa presidida por Ignacio Galán serão destinados às redes de distribuição e transmissão. A expectativa é que a demanda de investimento nesse setor aumente devido às melhorias exigidas no país apresentadas no marco regulatório de 2026-2031, conhecido como RIIO-T3, que será aprovado no próximo ano. Os investimentos incluirão, por exemplo, a nova interconexão submarina Eastern Green Link 1.

A Iberdrola adquiriu sua subsidiária no Reino Unido, a ScottishPower, em 2007, em linha com sua estratégia de longo prazo de ser líder mundial no mercado global de energia. Desde então, a empresa vem registrando um grande crescimento, sendo uma companhia do setor de energia verticalmente integrada no país. 

A ScottishPower é um dos maiores investidores em energia renovável do país, e possui e opera a rede de transmissão do sul da Escócia e as redes de distribuição no centro-sul da Escócia e em Merseyside, North Wales e Cheshire. 

Atualmente, a Iberdrola tem mais de 111.400 quilômetros de linhas elétricas instaladas no país e 40 parques eólicos onshore e 2 offshore em operação, com uma capacidade renovável total de mais de 3.000 MW que abastece o equivalente a mais de dois milhões de residências. Isso lhe permite gerar energia 100% livre de emissões. 

Como parte de seus planos de crescimento, a Iberdrola colocará em funcionamento o parque eólico offshore East Anglia 3, atualmente em construção, e o recém-concedido East Anglia 2, que exigirá um investimento de cerca de 4 bilhões de libras (cerca de 4,8 bilhões de euros). Esse último projeto fornecerá energia verde suficiente para abastecer o equivalente a cerca de um milhão de residências. A companhia também continua investindo em novos projetos de energia eólica onshore, energia solar fotovoltaica e baterias.