Notícia
2023-02-09 10:30:00.0Fachada do Centro Superior de Estudos da Defesa Nacional (CESEDEN) estreia iluminação
- Com esta ação, a Iberdrola já destinou 3 milhões de euros a iniciativas para a melhoria de mais de 40 monumentos na Espanha
- A nova iluminação do edifício, no coração do Paseo de la Castellana, em Madri, realça sua arquitetura, melhora sua eficiência energética e reduzirá as emissões de CO2 na atmosfera
O Centro Superior de Estudos da Defesa Nacional (CESEDEN) estreou hoje sua iluminação exterior, em conformidade com o acordo assinado entre a Fundação Iberdrola España e o Ministério da Defesa. Esta ação faz parte das iniciativas da Iberdrola para o cuidado e conservação da riqueza histórico-artística.
A iluminação foi inaugurada esta tarde. Possui um total de 70 luminárias com uma potência de 1.138 W, que utilizam a tecnologia LED mais avançada, e com as quais é possível reduzir o consumo de energia do edifício, diminuir a poluição luminosa e minimizar os trabalhos de manutenção.
O novo projeto demonstra o compromisso da Fundação Iberdrola em promover a inovação e o respeito ao meio ambiente e fornece à fachada uma iluminação geral, suave e contínua, aproveitando ao máximo sua superfície cálida de tijolos achatados. Além disso, os diferentes graus de reflexão da luz do sistema serão responsáveis por manter a sensação e percepção luminosa que é gerada pela luz natural, o que realça sua arquitetura.
A cerimônia de iluminação no Paseo de la Castellana, em Madri, contou com a presença do almirante-general Teodoro Esteban López Calderón, JEMAD; do tenente-general Francisco de Paula Bisbal Pons, DICESEDEN; do Presidente Executivo da Iberdrola, Ignacio Galán; e do presidente da Fundação Iberdrola España, Fernando García Sánchez.
Em seu discurso, Ignacio Galán expressou sua satisfação com esta contribuição para a conservação do patrimônio histórico e artístico, que faz parte do programa de iluminação da Iberdrola: "Hoje queremos contribuir para que o "farol do conhecimento" dos três exércitos tenha a iluminação exterior que merece. Nossos técnicos realizaram um projeto que realça as características deste magnífico edifício, ajudando os moradores de Madri e os visitantes da Espanha e do mundo inteiro a apreciar sua beleza e a aprender mais sobre a importância da missão deste Centro".
O projeto envolveu um investimento de 79.500 euros, fazendo parte das ações do Programa de Iluminação desde 2011, com o qual a Iberdrola destinou mais de 3 milhões de euros para a melhoria de mais de 40 monumentos na Espanha. Estes incluem a histórica Ponte Romana de Alcântara, em Cáceres; a fachada do Congresso dos Deputados e do Supremo Tribunal, em Madri; o interior da Nova Catedral de Salamanca e a Catedral de Santiago de Compostela.
Centro Superior de Estudos da Defesa Nacional (CESEDEN)
O projeto original do edifício que abriga o CESEDEN data do final do século XIX, pelo arquiteto Ricardo Velázquez Bosco; foi projetado para abrigar a Colégio Nacional de Surdos, Mudos e Cegos de Madri. É um edifício longitudinal que combina o tijolo vermelho com o branco da entrada e cornijas. É um extraordinário exemplo da melhor arquitetura eclética de Madri, que ainda hoje, mais de um século após sua construção, desempenha um papel representativo no cenário urbano da principal via da capital, o Paseo de la Castellana.
O edifício sofreu várias alterações ao longo dos anos, sendo a primeira para abrigar as sedes do Museu Pedagógico Nacional, da Escola Normal de Magistério e do Patronato das Missões Pedagógicas, durante a Segunda República. Após a Guerra Civil, foram realizadas reformas para convertê-la na Escola Superior do Exército. Em outras palavras, desde o início, os usos educacionais e pedagógicos deste edifício foram definidos e mantidos até os dias de hoje.