Notícia

2023-01-31 14:30:00.0

Estamos incluídos por mais um ano no Índice Bloomberg de Igualdade de Género

  • A empresa liderada por Ignacio Galán foi incluída no Índice Bloomberg de Igualdade de Género pelo sexto ano consecutivo (todas as edições) entre as melhores empresas do mundo em termos de género. 

Iberdrola continua a ser uma referência em matéria de igualdade de oportunidades, como evidenciado pela sua inclusão, pelo sexto ano consecutivo, no Índice Bloomberg de Igualdade de Género (GEI). A empresa é mais uma vez membro do Bloomberg Gender Equality Index, um índice ponderado pela capitalização de mercado desenvolvido para medir o desempenho de empresas cotadas em bolsa envolvidas na comunicação de dados relacionados com questões de género.

Este índice de referência avalia a igualdade de género em cinco pilares: liderança e desenvolvimento de talentos, igualdade de remuneração e paridade salarial, cultura inclusiva, políticas de assédio anti-sexual e imagem de marca. 

O Presidente da Bloomberg Peter T. Grauer felicitou as empresas incluídas no índice e comentou que elas continuam a ver um aumento tanto no interesse como na adesão a nível mundial, reflectindo o objectivo partilhado de transparência nas métricas relacionadas com o género.

Para compilar o índice, que inclui 484 empresas de cerca de 45 países com uma capitalização de 16 triliões de dólares, a Bloomberg analisa dados de mais de 11.700 empresas em todo o mundo com capitalizações de mais de mil milhões de dólares em 11 sectores e 54 indústrias. Com a sua metodologia, procura fornecer informação transparente e comparável aos investidores interessados nos critérios ambientais, sociais e de governação (ESG).

No caso da Iberdrola, o ESG classificou muito positivamente a divulgação de informação relacionada com a diversidade e igualdade de oportunidades e a excelência dos dados. Na área da igualdade de género (Objectivo 5 de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030), a Iberdrola assumiu compromissos ambiciosos.

Além de pertencer ao índice Bloomberg GEI, a Iberdrola está também incluída nos principais índices internacionais de sustentabilidade, incluindo o Dow Jones Sustainability Index, MSCI, CDP, FTSE4Good, Global100, Sustainalytics, índices Euronext Vigeo Eiris, EcoVadis, e outros. 

Diversidade de género na gestão de topo

Nos últimos anos, a Iberdrola consolidou a igualdade salarial entre homens e mulheres e apoia a diversidade de género não só no seu Conselho de Administração, mas também nos seus cargos de gestão. Aumentar a sua presença é um objectivo que faz parte do plano estratégico da empresa. Actualmente, a representação feminina representa 24% do total, acima da média de 20% no ecossistema de trabalho STEM.

Desde 2013, a Iberdrola tornou-se uma das empresas com maior percentagem de mulheres directoras entre as empresas Ibex: tem 50% de mulheres directoras independentes no seu Conselho de Administração e estabeleceu o objectivo de aumentar a presença de mulheres em cargos de gestão para atingir 30% até 2025.