Notícia

Em resposta a esse aumento na demanda, a empresa estabeleceu mais uma vez um novo recorde de produção renovável.

2024-10-11 18:32:00.0 - 2024-10-11 18:32:00.0 UTC +02:00

Eletricidade distribuída pela Iberdrola atinge níveis recordes

  • A eletricidade distribuída pela Iberdrola em todo o mundo alcança a cifra de 177.943 GWh nos primeiros nove meses do ano, um aumento de 2,5%. 
  • A produção de energia renovável da Iberdrola foi de 63.300 GWh nos primeiros nove meses do ano, 7,4% a mais do que no mesmo período do ano anterior.
  • A empresa instalou mais de 2.800 MW de capacidade de energia renovável nos últimos doze meses, um aumento de 7%, destacando o incremento de 47,5% na capacidade eólica offshore para quase 2.400 MW graças aos novos parques eólicos na Europa continental (França e Alemanha).
  • A produção livre de emissões do grupo é de 84% e, no Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Polônia, Portugal, Grécia e Bulgária, já chega a 100%.

A eletricidade distribuída da Iberdrola atingiu o recorde histórico de 177.943 GWh nos primeiros nove meses do ano, com um aumento de 2,5% em relação ao ano anterior.

O bom desempenho da distribuição de eletricidade se deve à recuperação da demanda elétrica em todos os mercados em que a empresa está presente. 

Em resposta a esse aumento da demanda, a Iberdrola estabeleceu um novo recorde de geração renovável nos primeiros nove meses do ano, alcançando a cifra de 63.300 GWh, um aumento de 7,4% em relação ao mesmo período do ano passado. A energia eólica offshore liderou o crescimento, com um aumento de 18%.  

Esse novo recorde histórico, além dos dois primeiros trimestres do ano, é o resultado dos investimentos feitos para acelerar ainda mais a implantação de energias renováveis e o aumento da produção e da gestão de energia limpa, principalmente de tecnologias gerenciáveis, como o armazenamento por bombeamento.

A empresa instalou mais de 2.800 MW de capacidade de energia renovável nos últimos doze meses, um crescimento de 7% em comparação com o mesmo período do ano passado. Vale a pena destacar a forte expansão da energia eólica offshore, que cresceu 47,5% nesse período, atingindo quase 2.400 MW de capacidade, graças principalmente aos novos parques eólicos offshore na França e na Alemanha. 

A capacidade renovável total do grupo ultrapassa 44.100 MW, conforme informado hoje pela empresa à Comissão Nacional do Mercado de Valores da Espanha (CNMV). Em termos de tecnologias renováveis, a energia eólica representa 41% da matriz energética total da empresa, seguida pela energia hidrelétrica, que representa 23,3%

Liderando o caminho da energia limpa

A capacidade de gerenciamento de recursos renováveis na Espanha também permitiu que o país atingisse níveis máximos de geração. A empresa conseguiu superar 25.600 GWh de energia renovável na Espanha nos primeiros nove meses de 2024, um aumento de 24,8% em comparação com o mesmo período do ano passado, apesar da menor produção de energia eólica onshore, que foi compensada pelo aumento da geração hidrelétrica graças ao armazenamento bombeado. 

Atualmente, 84% da produção da empresa é livre de emissões de carbono. O grupo ainda gera energia 100% livre de emissões em países como Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Polônia, Portugal, Grécia e Bulgária. Na Espanha, essa porcentagem é de 91%.  

Com sua nova capacidade, a Iberdrola continuará promovendo a autossuficiência energética, a eletrificação e, consequentemente, uma maior eficiência energética e econômica para todos os consumidores.

A produção total da empresa é de mais de 100.000 GWh (-19%), levando em conta que a empresa vendeu 8.500 MW de usinas de ciclo combinado no México no primeiro trimestre de 2024.

Compromisso com a eletrificação

Esse desempenho positivo do balanço energético faz parte do compromisso da empresa com seu plano de ação. Durante mais de duas décadas, a Iberdrola tomou a iniciativa de transformar o setor energético com investimentos que já superam 160 bilhões de euros nesse período. E o objetivo é continuar contribuindo para esse objetivo no futuro, com investimentos de 46 bilhões de euros – 41 bilhões de euros anunciados no plano estratégico mais os 5 bilhões de euros da ENW – que poderão chegar a 100 bilhões de euros nos próximos anos.