Notícia

2022-12-14 14:20:00.0

Descendo de skate no nosso parque eólico La Magdalena

  • A Iberdrola desafiou a skatista espanhola Alejandra Cárdenas, uma das melhores do mundo na modalidade downhill, a cruzar a toda velocidade este espetacular parque eólico em Burgos, pioneiro nessa província e que chega a ter uma inclinação de até 20% em alguns pontos.
  • Durante o desafio, Alejandra atingiu até 70km/h, demonstrando grande controle graças à sua experiência de mais de 20 anos no skate

A Iberdrola desafiou a skatista espanhola Alejandra Cárdenas, uma das melhores do mundo na modalidade downhill, a cruzar a toda velocidade um de seus parques eólicos pioneiros em Castela e Leão, especificamente na província de Burgos, – La Magdalena – cujas turbinas eólicas se elevam até 55 metros e com uma inclinação de até 20% em alguns pontos.

Durante o desafio, Alejandra atingiu até 70km/h, demonstrando grande controle graças à sua experiência de mais de 20 anos no skate.

O vídeo desta descida recebeu dezenas de milhares de likes nos perfis da Iberdrola nas redes sociais Tiktok; Instagram; Linkedin; Youtube; Facebook e Twitter.

O Downhill é, como seu nome sugere, uma modalidade que consiste em descer uma montanha a toda velocidade, neste caso sobre um skate. Ao contrário de outros veículos, estes skates freiam derrapando nas curvas, desafiando as leis da física e cruzando a prancha a 90 graus, de tal forma que conseguem perder velocidade e até mesmo frear em questão de segundos.

Alejandra é uma das poucas mulheres na Espanha que pratica este esporte e já viajou por todo o mundo para competir, ganhando vários campeonatos. É um esporte que até agora era conhecido por muito poucos, mas que está começando a ganhar força graças às vitórias dos atletas espanhóis, como o recente campeão mundial, Diego Poncelet.

O grupo Iberdrola vem promovendo o esporte feminino desde 2016. Atualmente na Espanha, seu apoio atinge 600.000 mulheres, mais de 100 competições e 32 federações, incluindo o skate, à qual Alejandra Cárdenas pertence.

A Iberdrola iniciou em 2004 as operações do parque eólico La Magdalena, na província de Burgos, em Merindad de Valdeporres, composto por 28 turbinas eólicas com uma capacidade total instalada de 23,8 MW, cuja produção média anual permite fornecer energia limpa a uma população equivalente a mais de 13.000 lares.

Uma nova paisagem energética que fixa a população nas áreas rurais

A Iberdrola promove as energias renováveis como motor do desenvolvimento rural e desta forma as pequenas cidades surgem como uma garantia para o futuro. É o caso dos municípios de Castela e Leão, rodeados de parques eólicos e centrais fotovoltaicas que a Iberdrola está promovendo e que contribuirão para uma recuperação sustentável, permitindo a criação de emprego local.

A Iberdrola iniciou a construção dos parques eólicos Valdemoro e Buniel, este último com as turbinas eólicas onshore mais potentes do mundo, fabricadas pela Siemens Gamesa – os primeiros equipamentos da plataforma 5.X na Espanha –. Somente na província de Burgos, a companhia construiu ou está desenvolvendo recentemente mais de 550 megawatts entre sete parques eólicos.