Notícia
O grupo se torna o segundo maior operador de rede elétrica do Reino Unido
Compramos empresa de distribuição ENW por 5 bilhões de euros
- A companhia reforça seu compromisso com as redes elétricas em regiões com rating 'A': o Reino Unido se torna o país líder em termos de base de ativos regulamentados
A Iberdrola assinou hoje a aquisição de 88% da Electricity North West (ENW) por um valor patrimonial de 2,1 bilhões de libras esterlinas (2,5 bilhões de euros). O valor total da empresa para 100%, incluindo a dívida, chega a 5 bilhões de euros.
A aquisição faz parte da estratégia da Iberdrola para fortalecer seus negócios de rede em países com um rating sólido, como a classificação de crédito AA do Reino Unido. Desde a compra da Scottish Power, o Reino Unido é um dos destinos de investimento da Iberdrola, com cerca de 36 bilhões de euros. A Iberdrola também é a única empresa de serviços públicos do país que gera energia 100% livre de emissões.
Com essa operação, o Reino Unido se torna o principal país da empresa em termos de base de ativos de rede, com cerca de 14 bilhões de euros, seguido pelos Estados Unidos, com 13,3 bilhões de euros.
O presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, afirmou: "Com essa transação, continuamos nosso compromisso com os investimentos em redes elétricas, um fator fundamental para a eletrificação e descarbonização da economia, e com os países com planos de investimento ambiciosos que contam com regulamentações estáveis e previsíveis. Como resultado dessa transação, nossos ativos regulados de redes no Reino Unido chegam a 14 bilhões de euros, o que, juntamente com um valor semelhante nos EUA, representa dois terços de todos os ativos de redes do grupo".
A ENW representa uma oportunidade única para a Iberdrola, uma vez que é a empresa que está situada entre as duas companhias de distribuição da Scottish Power na Escócia.
A ENW distribui eletricidade para quase cinco milhões de clientes no noroeste da Inglaterra, em cidades como Manchester, Lancaster e Barrow, e conta com 60.000 quilômetros de redes de distribuição de energia elétrica.
A aquisição acelera o compromisso e o crescimento da Iberdrola no negócio de redes, tornando-a a segunda maior empresa regulada de transmissão e distribuição de energia elétrica no Reino Unido. De agora em diante, a Iberdrola distribuirá eletricidade para cerca de 12 milhões de pessoas e terá mais de 170.000 quilômetros de redes. A empresa também empregará mais de 8.500 pessoas em todo o país.
A Iberdrola e um consórcio de investidores japoneses liderado pela Kansai, que deterá uma participação de 12% na ENW, assinaram um acordo de acionistas para uma colaboração de longo prazo.
A operação está sujeita às autorizações usuais para esse tipo de transação.
Uma história de crescimento no Reino Unido
A Iberdrola adquiriu sua subsidiária no Reino Unido, a Scottish Power, em 2007, em linha com sua estratégia de longo prazo de ser líder mundial no mercado global de energia. Desde então, a empresa registrou um enorme crescimento, sendo a única empresa de energia integrada de forma vertical no país.
A Scottish Power é um dos maiores investidores em energia renovável do país, e possui e opera a rede de transmissão do sul da Escócia e as redes de distribuição no centro-sul da Escócia e em Merseyside, North Wales e Cheshire.
Atualmente, a Iberdrola tem mais de 111.400 quilômetros de linhas elétricas instaladas no país e 40 parques eólicos onshore e 2 offshore em operação, com uma capacidade renovável total de mais de 3.000 MW que abastece o equivalente a mais de dois milhões de residências. Isso lhe permite gerar energia 100% livre de emissões.
Como parte de seus planos de crescimento, a empresa está construindo o parque eólico offshore East Anglia Three, o segundo maior do mundo, com uma capacidade total de 1.400 MW.