Notícia
2025-01-23 15:30:00.0"Como a Europa pode ser mais autônoma? Temos energia eólica, hidrelétrica, solar e nuclear”, diz Ignacio Galán em Davos
- O presidente executivo da Iberdrola afirma que as atuais usinas nucleares são “seguras, eficientes e absolutamente necessárias”.
O presidente executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, defendeu a necessidade de manter a energia nuclear na Europa durante sua participação em um painel ao vivo na reunião anual do Fórum Econômico Mundial em Davos. Em sua opinião, para que o continente seja autossuficiente e autônomo do ponto de vista energético em relação a terceiros, é preciso contar com tecnologias limpas: “Temos energia eólica, hidrelétrica, solar e nuclear”, mas não temos gás e temos pouco petróleo. Além disso, as energias renováveis são competitivas e com custos de construção de novas instalações inferiores em relação àquelas que utilizam combustíveis fósseis.
“Pelo menos as usinas nucleares que já estão em operação têm mostrado que são seguras, eficientes e absolutamente necessárias para manter as luzes acesas em um momento em que estão crescendo novas demandas, como os centros de dados, que exigem um fornecimento estável 24 horas por dia e durante sete dias por semana”, afirmou.
Durante seu discurso no painel intitulado A importância da tecnologia climática, na seção Indústrias na era inteligente, o presidente executivo da Iberdrola defendeu a eletrificação como a “melhor e mais rápida maneira de descarbonizar a economia”.
Nesse contexto, Galán argumentou que a União Europeia deve acelerar o processo de eletrificação para não ficar atrás, não apenas em relação aos Estados Unidos, mas também à China. Sobre essa questão, ele alertou que “na Europa, levantamos a bandeira da economia verde”, mas “estamos atrás de alguns dos países que mais criticamos, como a China”, que tem avançado de forma significativa na eletrificação.