Notícia
2025-03-20 09:14:00.0 - 2025-03-20 09:14:00.0 UTC +01:00CMA aprova aquisição da Electricity North West pela Iberdrola
A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido aprovou a aquisição realizada pela Iberdrola, por meio de sua subsidiária Scottish Power, de uma participação de 88% na operadora britânica de rede de distribuição elétrica Electricity North West (ENW).
Essa operação faz parte da estratégia da Iberdrola para reforçar sua atuação no segmento de redes elétricas em países com alto rating de crédito, como o Reino Unido. A Iberdrola, através da Scottish Power, passa agora a ser a segunda maior operadora de distribuição elétrica no mercado britânico, fornecendo energia para cerca de 12 milhões de pessoas por meio de uma rede com mais de 170 mil quilômetros de extensão.
"A eletrificação impulsiona o crescimento e a competitividade do Reino Unido, além de reforçar sua autonomia estratégica e contribuir para a segurança nacional. A Iberdrola segue ampliando seus investimentos no Reino Unido, em linha com os planos do governo de modernizar o sistema energético do país. Investir em redes é o pilar central desse processo", afirmou o presidente da Iberdrola e da Scottish Power, Ignacio Galán.
"Ao dar as boas-vindas aos colegas da ENW em nossa empresa, fortalecemos ainda mais nossas metas conjuntas de proporcionar uma rede elétrica resiliente e flexível, capaz de atender às necessidades e demandas futuras da Grã-Bretanha", também destacou.
Galán acrescentou ainda: "A Iberdrola é uma investidora constante no Reino Unido há quase 20 anos. Além de nossos atuais ativos, avaliados em mais de 30 bilhões de libras, planejamos investir no país outros 30 bilhões de libras até o final da década, sendo que dois terços desse montante serão destinados às redes de transmissão e distribuição, e um terço à geração de energia renovável, principalmente eólica offshore. Esses investimentos vão gerar um número significativo de empregos, benefícios para a economia e para a cadeia de suprimentos do país".
Contexto da operação:
- A ENW distribui energia elétrica para aproximadamente 5 milhões de pessoas no noroeste da Inglaterra e possui cerca de 60 mil quilômetros de redes de distribuição. Geograficamente, a ENW ocupa uma posição estratégica entre as áreas já atendidas pela Scottish Power, situadas no centro e sul da Escócia, além de Merseyside e norte do País de Gales.
- Em outubro de 2024, a Iberdrola adquiriu 88% da ENW no Reino Unido. Conforme indicado na época, o negócio avaliou 100% da empresa, incluindo dívidas, em aproximadamente 5 bilhões de euros.
- Os parceiros da Iberdrola, um consórcio de investidores do Japão, liderado pela Kansai, deterão os 12% restantes das ações da ENW e assinaram um acordo com a Iberdrola para uma colaboração de longo prazo.
- Com a incorporação da ENW, a Iberdrola passa a contar com mais de 8.500 colaboradores no Reino Unido.