Notícia
2022-04-04 12:06:00.0BEI e ICO assinam com Iberdrola o primeiro financiamento conjunto para o desenvolvimento de hidrogênio verde
- O financiamento verde do Banco da União Europeia e da ICO ajuda a Iberdrola a construir uma planta de produção de hidrogênio verde em larga escala, que é uma das maiores para uso industrial na Europa.
- A usina, que está localizada em Puertollano, em Castilla-La Mancha, terá uma capacidade de 20 MW e contará com o abastecimento de uma usina fotovoltaica de 100 MW, apoiada por um sistema de armazenamento de baterias.
- O projeto contribuirá para aumentar a segurança do abastecimento energético da União Europeia, a luta contra as mudanças climáticas e a coesão social.
Apoiar a descarbonização da economia através da produção de hidrogênio verde para uso industrial e assim contribuir para a segurança do abastecimento energético na União Europeia (UE) é o objetivo do acordo anunciado hoje pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), o Instituto de Crédito Oficial (ICO) e a Iberdrola. Para isso, o banco da União Europeia aportará à empresa energética espanhola 53 milhões de euros e ao ICO 35 milhões de euros, ambos empréstimos certificados como financiamento verde para o desenvolvimento de uma usina fotovoltaica de 100 MW, uma bateria de 20 MWh e uma usina de produção de hidrogênio verde de 20 MW em Puertollano (Ciudad Real), em Castilla-La Mancha, uma das maiores usinas da Europa. Este é o primeiro financiamento verde conjunto das duas organizações para o desenvolvimento do hidrogênio verde.
O hidrogênio verde poderá ser consumido pela indústria de fertilizantes localizada perto da fábrica, substituindo o hidrogênio cinza produzido a partir do gás natural.
O projeto irá gerar eletricidade renovável e hidrogênio verde. Graças a estas tecnologias, se contribuirá para a recuperação sustentável da economia e a criação de empregos em Castilla-La Mancha. Estima-se que serão criados cerca de 300 empregos durante a fase de implementação e que a nova usina fotovoltaica contribuirá para gerar cerca de 160 GWh de eletricidade por ano, o equivalente ao consumo anual de energia de 48.000 residências na Espanha. O eletrolítico será capaz de produzir 1.000 toneladas de hidrogênio verde por ano.
Ricardo Mourinho Félix, Vice-Presidente do BEI, disse: "Como banco climático da União Europeia, o BEI continua apoiando a construção de uma infraestrutura sustentável na Europa para fomentar a transição para emissões líquidas zero. Neste momento, especialmente devido aos altos preços da energia e do gás na Europa, nós do BEI acreditamos firmemente que o hidrogênio tem o potencial de desempenhar um papel importante no aumento da segurança do fornecimento de energia na Europa".
Por sua vez, o presidente do ICO, José Carlos García de Quevedo, destacou que esta nova operação "faz parte das ações realizadas pelo ICO na implantação de sua Política de Sustentabilidade, promovendo projetos de parceria público-privada que geram impacto positivo tanto do ponto de vista social quanto ambiental. A planta de hidrogênio verde construída em Puertollano, sem dúvida, cumpre estes dois objetivos, pois contribuirá para gerar empregos na região e impulsionar a transição ecológica, um dos objetivos estratégicos do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência".
O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, explicou durante a cerimônia de assinatura que "com este novo acordo, continuamos progredindo no hidrogênio verde, que é essencial em setores difíceis de eletrificar. Graças ao fato de que este vetor energético cria indústria e empregos em nosso país, ele foi identificado como um dos destinatários da próxima geração da União Europeia, o que é essencial para acelerar seu desenvolvimento tecnológico e transformá-lo em uma solução energética de massa". O financiamento assinado com o BEI e o ICO também está de acordo com "o compromisso da Iberdrola com um modelo energético sustentável que lhe permitirá continuar liderando a transição para uma economia de baixo carbono", disse Galán.