Notícia

2024-11-20 19:38:00.0 - 2024-11-20 19:38:00.0 UTC +01:00

BEI e Iberdrola assinam empréstimo de 500 milhões de euros financiados pelos fundos Next Generation para investimentos na expansão de redes inteligentes na Espanha

  • O empréstimo financiará o desenvolvimento e a expansão de redes inteligentes, facilitando a integração de fontes de energia renováveis e a conexão do setor industrial.
  • O financiamento é o primeiro projeto do Fundo de Resiliência para Comunidades Autônomas (FRA), lançado pelo Ministério da Economia, Comércio e Empresa da Espanha para investir parte dos empréstimos dos fundos Next Generation EU em projetos ambientais e sociais nas Comunidades Autônomas.
  • A previsão é que o investimento tenha um impacto direto em 12 comunidades autônomas – algumas estão entre as zonas mais pobres da UE, as chamadas “regiões de coesão” –.
  • Esta operação contribui para atingir os objetivos do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência da Espanha e do plano europeu REPowerEU para aumentar a segurança energética e acelerar a transição energética. 
     

O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou um empréstimo de 500 milhões de euros com a Iberdrola, proveniente do Fundo de Resiliência para Comunidades Autônomas (Fondo de Resiliencia Autonómica, em espanhol), com o objetivo de desenvolver e expandir redes inteligentes para facilitar a integração de fontes de energia renováveis e a conexão da indústria e de novos usos. 

O FRA canaliza o financiamento do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência da Espanha no âmbito do programa Next Generation EU para promover investimentos em áreas ambientais e sociais nas comunidades autônomas. O FRA é liderado pelo Ministério da Economia, Comércio e Empresas e conta com a participação das Comunidades Autônomas e Cidades e a Federação Espanhola de Municípios e Províncias (FEMP) na seleção de projetos, com o BEI como parceiro estratégico para sua gestão.

O projeto financiado contribuirá para fortalecer ainda mais a resiliência da rede de distribuição de eletricidade como um pilar fundamental para a conexão com novos usos de eletrificação, como bombas de calor ou mobilidade elétrica, e a integração de mais fontes de energia renovável nas linhas de transmissão. A iniciativa acelerará a transição energética e seus impactos positivos sobre a segurança e a autonomia energética, a eficiência e a descarbonização do setor elétrico espanhol

O projeto já conta com a aprovação de um financiamento de 700 milhões de euros dos próprios fundos do BEI. Este montante será agora complementado por um adicional de 500 milhões canalizado pelo BEI a partir do Plano de Recuperação da Espanha, por meio do Fundo de Resiliência para Comunidades Autônomas. Esta é a primeira operação com uma entidade privada financiada pelo FRA por meio do mecanismo direto de financiamento lançado pelo BEI em junho de 2024 para financiar conjuntamente operações em setores como energia renovável, transporte limpo e infraestrutura sustentável.

A Diretora Geral de Financiamento Internacional do Tesouro, Inés Carpio, ressaltou a importância do Fundo de Resiliência "para continuar promovendo a modernização e a transformação do tecido produtivo e da economia espanhola por meio do Plano de Recuperação, com um foco claro na transição e eficiência energética".

"Estamos muito satisfeitos por conceder o primeiro financiamento do Fundo de Resiliência para a expansão e o desenvolvimento das redes elétricas da Iberdrola na Espanha", disse Antonio Lorenzo, Chefe da Divisão de Financiamento Corporativo do BEI na Espanha. "Trata-se de um projeto fundamental para o desenvolvimento de redes inteligentes que permitirão a integração de energias renováveis no sistema elétrico da Espanha, com impacto em 12 comunidades autônomas". 

O projeto também promoverá a industrialização, o crescimento econômico e a geração de empregos na Espanha, mantendo 10.000 postos de trabalho por ano em 12 comunidades autônomas durante o período de implementação.

O acordo de financiamento ressalta o compromisso do BEI e do Ministério da Economia da Espanha com a coesão econômica, social e territorial, já que mais de 65% do investimento total associado será destinado a regiões cuja renda per capita é inferior à média da EU – conhecidas como “regiões de coesão” –.

"Com este financiamento, a Iberdrola poderá acelerar o desenvolvimento da rede de distribuição na Espanha nos próximos anos, tão necessária para atender e conectar a indústria e as empresas espanholas. Com este novo financiamento do BEI, estamos ampliando o desenvolvimento de redes inteligentes, que são essenciais para facilitar a transição energética, aumentar a eficiência e melhorar a rede de distribuição e a qualidade do fornecimento. Também estamos ajudando a eletrificar a economia e a reduzir a dependência energética do país", afirma José Sainz Armada, Diretor de Finanças, Controle e Desenvolvimento Corporativo (CFO) da Iberdrola.

Informações gerais

Sobre o Fundo de Resiliência para Comunidades Autônomas


O Fundo de Resiliência para Comunidades Autônomas (FRA, em espanhol) foi criado para facilitar o acesso aos empréstimos do Next Generation EU no âmbito do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência das Comunidades Autônomas Espanholas, com o objetivo de promover investimentos e desenvolver projetos em 8 áreas prioritárias: habitação social e acessível, regeneração urbana, transporte e turismo sustentáveis, transição energética, gestão de água e resíduos, economia do cuidado, pesquisa, desenvolvimento e inovação, e competitividade industrial e das pequenas e médias empresas.

O FRA é promovido pelo Ministério da Economia, Comércio e Empresas, com a participação das Comunidades Autônomas e das Cidades na seleção dos projetos a serem financiados e do Grupo BEI como parceiro estratégico para sua gestão.

Em junho de 2024, o Grupo BEI e o Ministério da Economia, Comércio e Empresas da Espanha anunciaram a assinatura do acordo para a implementação do Fundo de Resiliência para Comunidades Autônomas e a ativação de uma primeira fase de financiamento de até 3,4 bilhões de euros disponíveis, incluindo:

  • Um mecanismo direto para financiar de forma conjunta operações promovidas pelo BEI em setores como energia renovável, transporte limpo e infraestrutura sustentável.
  • Um mecanismo de intermediação, gerenciado por intermediários financeiros selecionados pelo BEI, para apoiar projetos de desenvolvimento urbano e turismo sustentável.
  • Dois instrumentos intermediados pelo Fundo Europeu de Investimento, que facilitarão o financiamento de pequenas e médias empresas para inovação, sustentabilidade e competitividade.


Sobre o BEI


O BEI é a instituição de financiamento de longo prazo da União Europeia, cujos acionistas são seus Estados-Membros. Financia investimentos sólidos que contribuem para os objetivos de política pública da UE. Os projetos do BEI fomentam a competitividade, promovem a inovação, incentivam o desenvolvimento sustentável, reforçam a coesão social e territorial e apoiam uma transição justa e harmoniosa para a neutralidade climática.


O Grupo Banco Europeu de Investimento (Grupo BEI), composto pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e pelo Fundo Europeu de Investimento (FEI), informou que o financiamento total assinado na Espanha em 2023 foi de 11,4 bilhões de euros, dos quais aproximadamente 6,8 bilhões de euros foram destinados a projetos de ação climática e sustentabilidade ambiental. Em termos de atividade total, o Grupo BEI assinou 88 bilhões de euros em novos financiamentos em 2023.

Sobre a Iberdrola e seu compromisso com o financiamento sustentável e a descarbonização do país


As redes elétricas são a plataforma necessária para avançar com a eletrificação da economia. Elas permitem a integração de mais energias renováveis, a atração da indústria, a mobilidade sustentável, as cidades inteligentes e o autoconsumo. As redes de distribuição são uma parte fundamental da viabilização de iniciativas e tendências que estão mudando a economia, como mobilidade elétrica, bombas de calor, autoconsumo e cidades inteligentes.


A Iberdrola opera um dos sistemas de distribuição de energia elétrica mais importantes do mundo, com mais de 1,3 milhão de quilômetros de linhas elétricas e mais de 4.500 subestações na Espanha, Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, que distribuem eletricidade para mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo.


A Iberdrola continua avançando em seu compromisso com a sustentabilidade, fundamentado na eletrificação da economia por meio de energia limpa e focado tanto no combate luta às mudanças climáticas quanto na geração de riqueza e emprego nas comunidades em que atua.


Até o final do terceiro trimestre de 2024, o grupo já havia alcançado um volume de financiamento verde ou vinculado à critérios de sustentabilidade superior a 57 bilhões, dos quais mais de 21,6 bilhões correspondiam a títulos verdes.