Notícia
2024-10-21 17:41:00.0BEI e Iberdrola assinam empréstimo de 120 milhões para o desenvolvimento de projetos de inovação energética na Espanha
- O financiamento será usado para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias do setor de energia para contribuir com a eletrificação e a descarbonização da economia.
- Os projetos de inovação contemplarão áreas como a geração e a integração de energias renováveis, a digitalização das redes de distribuição e o desenvolvimento de soluções de autoconsumo e mobilidade elétrica para os clientes.
- O empréstimo também contribui para a segurança energética por meio de investimentos em iniciativas de segurança cibernética e resiliência aplicadas à gestão da rede de distribuição.
O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou hoje um empréstimo de 120 milhões de euros com a Iberdrola para financiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação em tecnologias energéticas. A iniciativa tem o objetivo de contribuir e acelerar a eletrificação e a descarbonização da economia, contando com um investimento total de 250 milhões de euros.
O financiamento do BEI será usado para promover a inovação em projetos de tecnologia de energia renovável, como energia solar fotovoltaica, hidrelétrica e eólica, assim como projetos de hibridização e agrovoltaicos, entre outros. Também serão estudadas e desenvolvidas tecnologias para a descarbonização da demanda, como hidrogênio verde ou bombas de calor. Além disso, serão investigadas novas soluções que facilitem a integração e a gestão de energias renováveis, promovam o armazenamento e otimizem a eficiência energética ao longo de toda a cadeia de valor.
Na área de redes, o investimento será destinado a projetos de digitalização, gestão avançada de dados e eletrônica de potência para fomentar as redes inteligentes. Também inclui iniciativas destinadas a aumentar a segurança cibernética e a resiliência dessas redes. Na área comercial, os projetos contribuirão para o desenvolvimento de soluções inteligentes e personalizadas para promover o autoconsumo e a mobilidade elétrica.
Essas iniciativas fazem parte do plano estratégico 2024-2026 da empresa para acelerar sua descarbonização e contribuir para a eletrificação e digitalização da economia global.
O acordo de financiamento contribui para a coesão econômica, social e territorial, já que a previsão é que cerca de 27% do investimento total associado seja destinado a regiões cuja renda per capita está abaixo da média da UE.
Compromisso do BEI com a segurança e a inovação energética
Em 2023, o Grupo BEI disponibilizou mais de 21 bilhões de euros em financiamento para a segurança energética na Europa. Na Espanha, esse valor totalizou 4,513 bilhões de euros no mesmo ano, um montante que foi aplicado em projetos de energia renovável, eficiência energética, redes elétricas e sistemas de armazenamento, entre outros. Esses investimentos estão ajudando a Europa a acelerar a transição para o uso de energia sustentável e a reduzir sua dependência da importação de combustíveis fósseis.
Saiba mais sobre o apoio do BEI ao setor de energia.
Compromisso da Iberdrola com a inovação energética
A Iberdrola está promovendo um modelo energético baseado na eletrificação por meio da incorporação de novas soluções tecnológicas limpas e eficientes. A empresa pretende dobrar seu investimento nessa área e superar os 4 bilhões de euros de investimento acumulado em atividades de Inovação, Desenvolvimento e Pesquisa (P&D&I) até 2030.
Esses recursos devem ser usados principalmente para projetos relacionados a energia renovável, redes inteligentes, transformação digital, hidrogênio verde e desenvolvimento de soluções para clientes. Seu objetivo é acelerar a descarbonização para enfrentar a crise climática, melhorar a segurança energética, a competitividade e a criação de empregos sustentáveis em toda a cadeia de valor.
A empresa foi reconhecida pela Comissão Europeia como a principal companhia privada de energia elétrica do mundo em termos de investimento em P&D em seu último relatório "The 2023 Industrial R&D Investment Scoreboard".
Informações gerais
Sobre o BEI
O Banco Europeu de Investimento é a instituição de financiamento de longo prazo da União Europeia, cujos acionistas são seus Estados-Membros. O banco financia investimentos sólidos que contribuem para os objetivos de política pública da UE. Os projetos do BEI fomentam a competitividade, promovem a inovação, fomentam o desenvolvimento sustentável, reforçam a coesão social e territorial e apoiam uma transição justa e ágil para a neutralidade climática.
O Grupo Banco Europeu de Investimento (Grupo BEI), composto pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) e pelo Fundo Europeu de Investimento (FEI), informou que o financiamento total assinado na Espanha em 2023 foi de 11,4 bilhões de euros, dos quais aproximadamente 6,8 bilhões de euros foram destinados a projetos de ação climática e sustentabilidade ambiental. Em termos de atividade total, o Grupo BEI assinou 88 bilhões de euros em novos financiamentos em 2023.
Sobre a Iberdrola e seu compromisso com o financiamento sustentável e a descarbonização do país
A Iberdrola continua avançando em seu compromisso com a sustentabilidade, baseado na eletrificação da economia, por meio de energia limpa, e orientado para a luta contra as mudanças climáticas e para a criação de riqueza e emprego nas comunidades em que atua.
Segundo dados do final do primeiro semestre de 2024, o grupo conta com um financiamento verde ou vinculado à sustentabilidade de mais de 56 bilhões de euros, incluindo mais de 21,3 bilhões de euros em títulos verdes.