Pasar al contenido principal

Notícia

2025-04-21 14:12:00.0 - 2025-04-21 14:12:00.0 UTC +02:00

Avangrid avança com seus projetos nos Estados Unidos

  • A empresa iniciou a operação comercial da True North Solar, sua maior usina fotovoltaica no país, localizada no Texas.
  • Seu parque solar Camino começou a levar energia para a rede elétrica da Califórnia antes do início de sua operação comercial, prevista para o final da primavera.
  • Powell Creek, no condado de Putnam, em Ohio, começou a abastecer a rede local com sua energia.

A Iberdrola, por meio de sua subsidiária Avangrid, iniciou a operação comercial de sua usina fotovoltaica True North Solar e começou a levar energia para a rede elétrica com seus parques solares Camino e Powell Creek, nos Estados Unidos. Assim, a empresa dá mais um passo em sua estratégia de investir em tecnologias renováveis, facilitando o fornecimento de energía segura o sistema elétrico dos países em que está presente – o que por sua vez os ajuda a avançar rumo à independência energética, melhorando assim sua economia –.


Com mais de 488.000 painéis solares e 321 MW, a usina True North Solar é capaz de abastecer cerca de 60.000 famílias norte-americanas, o equivalente a uma cidade como Badajoz, sendo o maior projeto fotovoltaico da empresa nos Estados Unidos e ajudando a colocar o Texas como o estado líder na produção de energia renovável. O projeto contou com um investimento de 369 milhões de dólares (mais de 340 milhões de euros, de acordo com as taxas de câmbio atuais) e criou 300 empregos durante seu pico de construção, a maioria deles ocupada por profissionais locais.


Por sua vez, com 105.000 painéis, a usina Camino Solar, localizado na Califórnia, entrará em operação comercial no final desta primavera, fornecendo acesso à energia limpa a 14.000 residências, o equivalente à população de San Javier (Múrcia). O parque recebeu um investimento de 100 milhões de dólares (mais de 90 milhões de euros) e contou com a criação de 100 empregos, quase todos locais.


Já o Powell Creek, localizado em Ohio, com 300.000 painéis e 200 MW, é capaz de fornecer energia local e segura a 30.000 residências, uma população próxima à de Ciudad Real. Esse é o segundo projeto da empresa no estado, depois de construir Blue Creek em 2012, que, com 304 MW, agora gera energia suficiente para cerca de 76.000 residências por ano.


Para realizar esses desenvolvimentos, a Avangrid contou com empresas norte-americanas durante sua construção, contribuindo para o crescimento econômico do país. Além disso, a usina Camino Solar gerou 15 milhões de dólares em impostos estaduais (cerca de 14 milhões de euros), a Powell Creek 31 milhões de dólares (mais de 27 milhões de euros) e a True North Solar mais de 40 milhões de dólares (mais de 37 milhões de euros), beneficiando diretamente os serviços públicos e as comunidades vizinhas, principalmente as escolas.


A usina True North Solar contribuiu para a compra de materiais didáticos e de aprendizagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), materiais para professores, ônibus para estudantes, instalações esportivas modernizadas para crianças em idade escolar e para a comunidade em geral, ajudando a melhorar o bem-estar local.


Texas, líder em energias renováveis nos Estados Unidos


A Avangrid opera no Texas há mais de 15 anos. Somando a produção da True North, a empresa conta atualmente com sete projetos e uma capacidade instalada combinada de quase 1,6 GW. Juntos, os projetos da empresa proporcionaram ao estado do sul dos EUA um investimento direto de 2 bilhões de dólares (mais de 1,85 bilhão de euros), 65 empregos em tempo integral e 118 milhões de dólares (quase 110 milhões de euros) em impostos desde 2009, ajudando a melhorar os serviços públicos para seus residentes.


A True North fornece energia elétrica para a rede do Texas e apoia as operações da Meta, com a qual a empresa assinou um contrato de compra de energia (PPA, em sua sigla em inglês) de longo prazo. Além disso, a True North Solar também fornecerá energia para o futuro centro de dados da Meta em Temple, no Texas.


De acordo com um relatório recente do Departamento de Energia dos EUA, os centros de dados podem aumentar o consumo de energia do país em 12% até 2028, ou seja, três vezes o nível de 2024. Projetos como o True North Solar são essenciais para apoiar esse aumento da demanda e, ao mesmo tempo, garantir que as comunidades locais tenham energia limpa, segura e produzida na região para suas residências e empresas.