Notícia
O grupo mantém seu compromisso com o México com o objetivo de liderar a transição energética no país
Assinamos um acordo para vender mais de 8.400 MW de ciclos combinados de gás por 6 bilhões de dólares
- Com esta transação, a empresa continua como o principal gerador privado de energia renovável no México e promove a execução de seus compromissos de descarbonização
A Iberdrola México e a Mexico Infrastructure Partners (MIP) assinaram hoje um acordo de intenções, pelo qual o consórcio liderado e administrado pela MIP adquirirá 8.539 MW de capacidade instalada: 8.436 MW correspondem a ciclos combinados de gás e 103 MW, a energia eólica.
De forma mais específica, serão centrais de ciclo combinado de gás, que operam sob o regime de Produtores Independentes de Energia Elétrica contratados com a Comissão Federal de Eletricidade (CFE) em Monterrey I e II, Altamira III e IV, Altamira V, Escobedo, La Laguna, Tamazunchale I, Baja California, Topolobampo II e Topolobampo III, juntamente com o ativo eólico La Venta III, que representa 87% da capacidade total instalada que terá investimentos reduzidos, e as plantas de ciclo combinado de Monterrey III e IV, Tamazunchale II e Enertek.
O valor estabelecido da venda é de aproximadamente 6 bilhões de dólares, que pode mudar dependendo da data de fechamento da transação e outros ajustes.
A transação está sujeita ao acordo e à assinatura dos contratos definitivos pelas partes envolvidas, assim como à obtenção das aprovações regulatórias necessárias e ao cumprimento de certas condições habituais neste tipo de transação.
A operação conta com o apoio financeiro do Fundo Nacional de Infraestrutura do México (Fonadin) e outras entidades financeiras públicas vinculadas ao governo mexicano.
O Grupo Iberdrola, através dos novos investimentos que fará no México, reafirmará sua liderança no desenvolvimento das energias renováveis no país.