Notícia
2023-06-20 11:00:00.0Assinamos acordo para fornecer energia eólica 'offshore' à siderúrgica alemã SHS
- A companhia elétrica usará cerca de 50 MW para cobrir 200 GWh de consumo anual da siderúrgica alemã Stahl Holding Saar (SHS) por meio da assinatura de um contrato de compra de energia de longo prazo (PPA) de 15 anos.
- A eletricidade será fornecida pelo parque eólico Baltic Eagle, que está sendo construído no Mar Báltico.
- A SHS usará energia limpa na produção de aço com baixo teor de CO2 na indústria siderúrgica do estado alemão de Saarland.
- As duas empresas estão explorando novas oportunidades de cooperação nas áreas de energia onshore, hidrogênio e energia eólica offshore.
A Iberdrola Deutschland e a Stahl Holding Saar (SHS) assinaram um contrato de compra de energia de longo prazo (PPA), com duração de 15 anos, que abrange um consumo anual de 200 GWh. A produção de energia verde do contrato é equivalente a cerca de 50 MW de capacidade eólica offshore, que será fornecida pelo projeto eólico offshore Baltic Eagle da Iberdrola, em construção no Mar Báltico.
A energia limpa que será fornecida pela Iberdrola permitirá que a SHS transforme de forma sustentável as atividades comerciais de suas empresas Saarstahl e Dillinger e reduza suas próprias emissões de CO2 provenientes da produção de aço no futuro. Esse é o primeiro de vários PPAs planejados pelas duas empresas para os próximos anos.
Com esse PPA, a Iberdrola e a SHS sustentam suas respectivas estratégias para promover ativamente a transição energética na Alemanha. Além dessa parceria de longo prazo, as duas empresas estão explorando outras oportunidades de cooperação, como energia renovável in situ e produção de hidrogênio verde.
O parque eólico offshore Baltic Eagle é o segundo dos três grandes projetos da Iberdrola na Alemanha, juntamente com os parques eólicos Wikinger e Windanker. O Baltic Eagle estará em operação no final de 2024, com uma capacidade total de 476 megawatts, o suficiente para abastecer 475.000 residências com energia verde e economizar 800.000 toneladas de CO2 por ano.
A Iberdrola, como parte de seu crescimento no estratégico mercado alemão, está prestando especial atenção às parcerias com empresas com uso intensivo de energia. Com isso, a companhia elétrica está contribuindo para a transformação sustentável da economia.
"Com a assinatura desse PPA, estamos dando um grande passo em direção à nossa meta de produção de aço neutra para o clima. Nossa cooperação com a Iberdrola nos ajuda a garantir eletricidade renovável para o processo de transformação de nossas empresas Saarstahl e Dillinger. Atualmente, nossa produção ainda é baseada na tecnologia clássica de alto-forno. A partir de 2030, queremos produzir 3,5 milhões de toneladas, aproximadamente 70% do nosso aço, com menos emissões e, até 2045, queremos alcançar a produção mais neutra possível em termos de CO2", afirma Karl-Ulrich Köhler, Presidente do Conselho da SHS e Presidente dos Conselhos da Dillinger e Saarstahl.
A principal empresa elétrica da Europa e a segunda maior do mundo também mantém alianças por meio de PPAs com a Amazon, Telefónica, Mercadona, Holcim, Vodafone, Heineken, ABInBev e Renault. Inclusive, nas últimas semanas, a Iberdrola também fechou um PPA com o Grupo Salzgitter para fornecer energia através de seu parque eólico offshore Baltic Eagle, na Alemanha.