Notícia
Entra em uma nova plataforma de expansão em um mercado com um grande potencial, onde o crescimento da demanda será satisfeito sobretudo através de energias renováveis
Iberdrola acelera sua aposta nas energias renováveis na região Ásia-Pacífico: adquire a Sowitec Vietnã com 550 MW verdes
- A empresa possui seis projetos de energias renováveis em desenvolvimento: cinco parques eólicos e um projeto fotovoltaico flutuante
- O Vietnã prevê a instalação de mais de 20.000 MW de energias renováveis antes de 2030 · A Iberdrola já tem estratégias de crescimento em mercados como Austrália, Japão e Coreia
A Iberdrola reforça novamente sua aposta em mercados com potencial de crescimento na região Ásia-Pacífico, com a aquisição da Sowitec Vietnã, uma empresa com uma carteira de energias renováveis de 550 MW em desenvolvimento, distribuída em seis projetos: cinco parques eólicos e um projeto fotovoltaico flutuante de 50 MW.
Os projetos, com potências que se situam entre 50 MW e 250 MW, serão previsivelmente desenvolvidos entre 2022 e 2024 e farão parte da estratégia energética do país, que pretende satisfazer o crescimento da demanda energética principalmente através de projetos de energias renováveis.
O Vietnã prevê a instalação de mais de 20.000 MW de energias renováveis antes de 2030. Os projetos serão desenvolvidos seguindo fórmulas de compra e venda de energia de longo prazo (PPA, Power Purchase Agreement). O país prevê que haverá um forte crescimento da demanda elétrica e do PIB e tem um acordo de livre comércio e proteção do investimento estrangeiro, assinado em 2020, com a União Europeia.
Através dessa nova operação, a Iberdrola acelera sua presença em uma nova plataforma de expansão, depois de ter concretizado aquisições ou acordos em mercados como Austrália – onde se converteu em uma das principais promotoras de energias renováveis do continente –, Japão – carteira de projetos eólicos offshore –, e Coreia, com a qual assinou um acordo com a GS Energy para o desenvolvimento conjunto de projetos na Coreia do Sul e em outras regiões asiáticas.
A empresa adquirida fazia parte do grupo alemão Sowitec, com presença em 14 países e um track record de mais de 6.000 MW de energias renováveis.
Expansão e liderança em energias renováveis
A Iberdrola deseja levar sua liderança na Europa e América para a região Ásia-Pacífico, consolidando-se como a maior companhia de energias renováveis do mundo. Na região, a Companhia está presente na Austrália e no Japão e assinou um acordo de desenvolvimento de projetos de energias renováveis na Coreia.
Na Austrália, a Iberdrola se converteu em uma das principais promotoras de energias renováveis do país, após a aquisição no ano passado da Infigen Energy. Com essa operação, a companhia energética passou a operar mais de 800 MW de energia solar, eólica e baterias de armazenamento, enquanto constrói atualmente mais de 450 MW e possui uma carteira de mais de 1.000 MW em diferentes fases de desenvolvimento.
A Iberdrola entrou no mercado nipônico em 2020 com a aquisição da promotora local Acacia Renewables, com uma carteira eólica offshore no sul do país de 3.300 MW.
A empresa – cujo nome passou a ser Iberdrola Japón – possui dois parques eólicos offshore em desenvolvimento, com uma potência conjunta de 1.200 MW, que poderiam estar em funcionamento em 2028. Além disso, tem mais quatro projetos em carteira que somam uma capacidade de 2.100 GW. Esses seis projetos serão desenvolvidos pela Iberdrola com a Macquarie´s Green Investment Group (GIG).
Sua presença na área foi reforçada recentemente com um acordo adicional com a empresa japonesa Cosmo Eco Power (filial de energias renováveis da Cosmo Energy Holdings) para o desenvolvimento de um projeto eólico offshore de 600 megawatts (MW).
Na Coreia, a Iberdrola assinou recentemente um MoU (Memoradum of Understanding) com a companhia energética GS Energy para o desenvolvimento conjunto de projetos na Coreia do Sul e em outras regiões asiáticas. A parceria entre ambas propiciará a soma de capacidades de duas empresas líderes globais na busca e promoção de projetos de energias renováveis, tanto de parques eólicos – onshore e offshore – quanto de usinas fotovoltaicas.
Investimentos verdes para promover a recuperação econômica e criar empregos
A Iberdrola lidera há duas décadas a transição energética e atua como motor fundamental na transformação das indústrias, na recuperação verde da economia e na criação de empregos.
Com esse objetivo, a Companhia lançou um plano de investimento recorde de 150 bilhões de euros para a próxima década – 75.000 bilhões de euros até 2025 – através dos quais triplicará sua capacidade em energias renováveis e dobrará seus ativos de rede, maximizando as oportunidades da revolução energética.
Com um investimento de 120 bilhões de euros nos últimos vinte anos, a Iberdrola é líder em energias renováveis com mais de 35.000 MW de capacidade instalada; um volume que converte seu parque de geração em um dos mais limpos do setor energético. Da mesma forma, sua carteira de energias renováveis chega a 78.000 MW.
Com emissões de 28 gCO2/kWh, que já são dez vezes inferiores em relação a seus concorrentes, a estratégia de investimento em energias limpas e redes levará a Iberdrola a ser uma companhia “neutra em carbono” na Europa até 2030.