Notícia
2024-12-19 13:58:00.0 - 2024-12-19 13:58:00.0 UTC +01:00A Iberdrola fornecerá eletricidade verde para a fabricante alemã de materiais de construção SCHWENK com o parque eólico offshore Windanker
- A empresa de eletricidade e a empresa alemã assinam um contrato de compra de energia para 1.500 GWh do parque eólico Windanker no Mar Báltico.
A Iberdrola e a empresa alemã de materiais de construção SCHWENK assinaram um contrato de compra de energia verde (PPA) de longo prazo. A Iberdrola fornecerá 1.500 GWh à empresa alemã com o parque eólico offshore Windanker, atualmente em construção no Mar Báltico.
A SCHWENK poderá cobrir aproximadamente 20% de suas necessidades de eletricidade graças a esse acordo com a Iberdrola. A concessionária de eletricidade liderada por Ignacio Galán e o fabricante de materiais de construção concordaram com um preço fixo de eletricidade, o que proporciona visibilidade de longo prazo para ambas as partes.
O parque eólico offshore Windanker terá 21 turbinas eólicas offshore, cada uma com uma capacidade de 15 MW, e será conectado à rede em 2026 com uma capacidade total de mais de 300 MW. Windanker será o terceiro parque eólico offshore da Iberdrola no Mar Báltico alemão, depois de Wikinger e Baltic Eagle.
Juntos, esses parques eólicos offshore formam o chamado Baltic Hub da Iberdrola, que terá uma capacidade total de mais de 1,1 GW até 2026. Os investimentos planejados para o Baltic Hub são de aproximadamente 3,7 bilhões de euros.
Isso faz da Iberdrola a maior operadora de parques eólicos offshore no Mar Báltico alemão. Além disso, no setor onshore, a Iberdrola está envolvida no planejamento, construção e operação de parques eólicos onshore e projetos fotovoltaicos na Alemanha.
A SCHWENK é uma fabricante alemã de materiais de construção com cinco divisões: cimento, concreto, areia e cascalho, bombas de concreto e reciclagem. O grupo emprega cerca de 4.500 pessoas e opera na Europa Central, Norte da Europa, Leste Europeu e Namíbia.
Líder em PPPs
A Iberdrola é a empresa que mais assinou PPAs na Europa em 2023, com nove acordos de mais de 900 MW, segundo a empresa de consultoria Pexapark. A companhia elétrica tem ampla experiência nesse setor e administra esse tipo de contrato em países como Espanha, Alemanha, Itália, Reino Unido, Polônia, Brasil, Estados Unidos, México e Austrália.
O grupo firmou alianças estratégicas com uma longa lista de grandes empresas, incluindo Amazon, Apple, Meta, Telefônica, Mercedes Benz, Heineken, Vodafone, Mercadona, TMD, Stahl Holding Saar (SHS), ABInBev, De Acero, VW-SEAT, Renault, Holcim, Grupo Salzgitter, Bayer e Burger King, entre outras. Somente entre janeiro e setembro de 2024, a Iberdrola assinou contratos de longo prazo para cinco milhões de MWh por ano.