Notícia

2024-08-19 15:00:00.0 - 2024-08-19 15:00:00.0 UTC +02:00

A Iberdrola confirma o acesso à rede para o projeto Ekienea, o maior parque solar do País Basco

O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, reuniu-se hoje em Bilbao com a equipe de direção da empresa e o Comitê Executivo em sua tradicional primeira reunião após o verão, coincidindo com a celebração da Aste Nagusia.

Durante esse evento, foi anunciado que o projeto Ekienea, o maior parque solar do País Basco, com uma capacidade renovável de 100 MW, agora tem acesso à rede elétrica. Isso confirma o compromisso de promover uma Euskadi mais verde e sustentável por parte das entidades que colaboram com o projeto, como a Iberdrola, a Agência Basca de Energia (EVE), o Conselho Provincial de Alava e a Krean (Grupo Mondragón).

A Ekienea se estende por 200 hectares, metade dos quais será ocupada pela usina fotovoltaica e o restante será usado para compensação ambiental e preservação de áreas florestais. Quando entrar em operação, a usina gerará energia limpa capaz de atender ao consumo anual de cerca de 47.000 pessoas, quase triplicando a capacidade solar atual do País Basco, e evitará a emissão de 25.000 toneladas de CO2 por ano, contribuindo para a luta contra as mudanças climáticas.

A Ekienea não só representa um passo adiante na transição energética do País Basco, mas também oferece uma grande oportunidade para as empresas de tecnologia bascas. A construção do parque solar gerará até 300 empregos nos períodos de pico.

Um grande passo rumo à descarbonização

O compromisso da Iberdrola com o País Basco se reflete no efeito trator com empresas bascas como Ingeteam, Arteche, Ormazabal e Haizea Wind. Além disso, em energia renovável, a empresa tem no País Basco, em colaboração com a EVE, a iniciativa Aixeindar, que está processando parques eólicos com capacidade de 160 MW em Álava.

Os parques eólicos Labraza e Azaceta em Álava, cada um com capacidade de 40 MW, são os primeiros parques eólicos a gerar energia 100% verde a serem comissionados no País Basco desde 2006. Essas instalações já obtiveram declarações de impacto ambiental (EIS) positivas, suas respectivas autorizações administrativas (AA) e autorizações administrativas para construção (AAC).

Os avanços no armazenamento de energia também permitem maximizar a energia renovável produzida, e os parques eólicos de Oiz (Bizkaia) e Elgea-Urkilla (Álava) são dois bons exemplos da aplicação dessas baterias de armazenamento, em operação a partir de 2022.