Notícia
2025-04-01 07:12:00.0 - 2025-04-01 07:12:00.0 UTC +02:00Iberdrola vende a Maine Natural Gas por cerca de 90 milhões de dólares para a americana Unitil
- A operação reforça a estratégia da Iberdrola de venda de ativos não estratégicos, de otimização do portfólio com criação de valor e de disciplina de capital.
A Iberdrola concluiu a venda de 100% da empresa americana Maine Natural Gas (MNG) para a Unitil, uma holding do setor de energia com atuação nos estados do Maine, New Hampshire e Massachusetts. A transação está avaliada em aproximadamente 90 milhões de dólares, sujeitos a ajustes até o fechamento do negócio.
Os ativos da MNG incluem cerca de 231 milhas de gasodutos e atendem cerca de 6 mil clientes. A venda está alinhada à estratégia da Iberdrola focada na venda de ativos não estratégicos, na otimização do portfólio com criação de valor, na disciplina de capital e na simplificação de sua estrutura. A MNG representa uma operação de pequeno porte e não essencial para a Iberdrola, portanto, estava fora do alcance estratégico da empresa. Com essa redução de investimentos, a empresa concentra seus esforços no segmento de redes elétricas nos Estados Unidos — responsável por 80% de seus negócios no país —.
A transação ainda depende das autorizações regulatórias usuais para esse tipo de operação, com expectativa de que o negócio seja fechado até o final deste ano.
Parcerias para crescer
Nos últimos anos, a Iberdrola tem adotado uma estratégia baseada em parcerias e venda de ativos para acelerar seu crescimento, promover a eletrificação da economia e manter sua solidez financeira. Além do recente acordo com a japonesa Kansai para impulsionar a transição energética em diversos países, a companhia presidida por Ignacio Galán realizou as seguintes operações estratégicas:
- Venda da usina hidrelétrica Baixo Iguaçu, no Brasil.
- Entrada da Kansai no projeto eólico offshore alemão Windanker, na Alemanha, avaliado em 1,28 bilhão de euros.
- Aquisição da distribuidora britânica ENW por 5 bilhões de euros.
- Conclusão da fusão com a Avangrid, após a compra dos 18,4% restantes, fortalecendo seu negócio de redes elétricas nos EUA.
- Venda, em fevereiro de 2024, de mais de 8.400 MW de usinas de gás de ciclo combinado no México por 6,2 bilhões de dólares.
- Parceria estratégica firmada em dezembro de 2023 com a Masdar para investir conjuntamente até 15 bilhões de euros em energia eólica offshore e hidrogênio verde na Alemanha, no Reino Unido e nos EUA.
- Acordo com o fundo GIC, em setembro de 2023, para expandir as redes de transmissão no Brasil, com investimento de 430 milhões de euros.
- Criação de uma joint venture com a BP, em março de 2023, para implantar 11.700 pontos de recarga rápida na Espanha e Portugal, além do desenvolvimento conjunto da maior planta de hidrogênio verde da Espanha (25 MW).
- Parceria com a Norges Bank para investimentos conjuntos em renováveis, que já alcança 2.500 MW após sua ampliação;
- Expansão da aliança estratégica com a MAPFRE, que passou a operar 450 MW em capacidade instalada, com a incorporação de mais 150 MW.
- E, ainda, a parceria com a Energy Infrastructure Partners para investimento conjunto no parque eólico offshore Wikinger e fortalecimento do portfólio nesse segmento.