Notícia

2025-04-01 07:12:00.0 - 2025-04-01 07:12:00.0 UTC +02:00

Iberdrola vende a Maine Natural Gas por cerca de 90 milhões de dólares para a americana Unitil

  • A operação reforça a estratégia da Iberdrola de venda de ativos não estratégicos, de otimização do portfólio com criação de valor e de disciplina de capital.

A Iberdrola concluiu a venda de 100% da empresa americana Maine Natural Gas (MNG) para a Unitil, uma holding do setor de energia com atuação nos estados do Maine, New Hampshire e Massachusetts. A transação está avaliada em aproximadamente 90 milhões de dólares, sujeitos a ajustes até o fechamento do negócio.

Os ativos da MNG incluem cerca de 231 milhas de gasodutos e atendem cerca de 6 mil clientes. A venda está alinhada à estratégia da Iberdrola focada na venda de ativos não estratégicos, na otimização do portfólio com criação de valor, na disciplina de capital e na simplificação de sua estrutura. A MNG representa uma operação de pequeno porte e não essencial para a Iberdrola, portanto, estava fora do alcance estratégico da empresa. Com essa redução de investimentos, a empresa concentra seus esforços no segmento de redes elétricas nos Estados Unidos — responsável por 80% de seus negócios no país —.

A transação ainda depende das autorizações regulatórias usuais para esse tipo de operação, com expectativa de que o negócio seja fechado até o final deste ano.

Parcerias para crescer 

Nos últimos anos, a Iberdrola tem adotado uma estratégia baseada em parcerias e venda de ativos para acelerar seu crescimento, promover a eletrificação da economia e manter sua solidez financeira. Além do recente acordo com a japonesa Kansai para impulsionar a transição energética em diversos países, a companhia presidida por Ignacio Galán realizou as seguintes operações estratégicas: